FLID movimenta Jacobina com quatro dias de literatura, arte e diversidade


De 24 a 27 de julho, Jacobina será tomada por palavras, ideias e afetos com a realização do FLID – Festival de Literatura e Diversidade, reunindo escritores, artistas, professores, leitores e a comunidade para uma grande celebração da cultura e da educação.

Com atividades espalhadas entre a ACIJA, Carreta Literária, Kombi do Zé Livrório e a Concha Acústica do Alto da Missão, o evento promete ocupar a cidade com mesas temáticas, oficinas, lançamentos de livros, apresentações culturais e muita música.

Na quinta-feira (24), o festival abre com a mesa “Música, Futebol e Literatura”, com Alexandre Leão, Danilo Ribeiro e Maviael Melo, seguida de show do cantor Alexandre Leão.

Na sexta (25), a programação se intensifica com atividades em quatro espaços simultâneos. Destaque para mesas sobre diversidade na educação, poesia feminina, ações de incentivo à leitura e shows de Jéssica Caitano e Rimas Inc. Além disso, a escritora Emília Nuñez participa da programação da Carreta Literária e a atriz Tammy Cavalcanti realiza contação de histórias.

No sábado (26), oficinas, lançamentos e mesas recheiam a programação desde o início da manhã. A noite reserva shows especiais na Concha Acústica com Maviael Melo, Joana Terra, Flaira Ferro e Maciel Melo.

No domingo (27), o festival encerra em clima de celebração na Avenida Beira Rio, com a Carreta Literária, a Kombi do Zé Livrório e apresentações artísticas no palco.

O FLID é mais que um festival — é um encontro com a palavra, a memória e o futuro.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (n.º 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de
Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal n.º 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal n.º 14.133/2021.
O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem