Engenharia de Minas está entre as carreiras mais promissoras no país


Uma das maiores produtoras de ouro do Nordeste, Jacobina recebeu, em 2024, a primeira graduação na área

Com atividades vinculadas à diferentes setores da indústria, como de construção civil, metalúrgica, petroquímica e siderúrgica, a Engenharia de Minas é uma carreira promissora. Atualmente, a maioria das oportunidades está associada às jazidas de minérios, em alta no país, com grande crescimento na Bahia, especialmente na região Norte do Estado.

Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), apontam que a Engenharia de Minas está entre as profissões mais bem remunerados no país em 2024. Um levantamento realizado com 126 profissões indica que o engenheiro de minas está na 11ª posição com salário médio de R$ 8.000,00.

Detentora do título de ‘Cidade do Ouro’, Jacobina, no Centro-Norte Baiano, é, atualmente, um dos municípios com maior exploração de ouro no Nordeste e, em 2024, recebeu a primeira graduação em Engenharia de Minas, iniciativa da Faculdade Ages em Jacobina, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima. O profissional dessa área tem a responsabilidade de garantir o fornecimento desse metal tão essencial, sempre prezando pelo compromisso ético, qualidade nos processos, sustentabilidade e segurança.     

De acordo com a arquiteta e urbanista e coordenadora da área de Engenharia da Faculdade Ages, Andréa Fontes, a implantação do curso é um marco significativo para a cidade que já tem longa tradição na mineração. “Essa é uma oportunidade para a população que sonha realizar a graduação sem precisar se mudar para outra cidade, principalmente para aqueles que já atuam na área da mineração, agora é a hora de se capacitar ainda mais e alcançar progressões na carreira profissional”, destacou.

Para o gerente de Recursos Humanos da Jacobina Mineração Pan American Silver, Paulo Vitor Biulchi, a chegada de novos cursos em uma cidade como Jacobina é fundamental para a região: “Consideramos importante a chegada do curso de Engenharia de Minas em Jacobina. Especialmente quando essa graduação está diretamente vinculada às atividades econômicas desenvolvidas na cidade. Além do impacto social e econômico, a chegada de novos cursos permite que pessoas da própria região acessem o sistema de educação e possam realizar sua formação na cidade e região onde residem. Para nós da JMC esse é um pilar importante, uma vez que 94% da nossa mão de obra é de Jacobina e cidades próximas. Além disso, será um impulsionador para fortalecer o nosso compromisso com a Diversidade e Inclusão através da capacitação das pessoas que desejam atuar na mineração. Saudamos a chegada do novo curso com muito entusiasmo”.

A mineração em Jacobina

Localizada a 330 km da capital baiana e com uma população de mais de 80.000 habitantes, o município de Jacobina é um importante polo comercial do estado. Segundo dados do Data MPE Brasil, o seu produto interno bruto (PIB) em 2021 foi de 1,87B, uma variação de 111% comparado ao ano anterior e, boa parte desse PIB, é proveniente das atividades de mineração.

A história do metal amarelo na região remonta ao século XVII quando bandeirantes paulistas e portugueses iniciaram o processo de colonização da localidade, tendo como atividade principal o garimpo. Hoje, a exploração de ouro na cidade é realizada pela Pan American Silver e estima-se que a empresa gere cerca de 3.000 empregos, entre próprios e terceiros.

Importância do ouro

O ouro é um dos metais mais preciosos do mundo, o metal mais dúctil da tabela periódica e o terceiro com maior potencial de condutividade elétrica. Mas muitas pessoas não sabem o que essas propriedades significam e onde elas são aplicáveis. Devido a essa excelente condutividade elétrica, o ouro é facilmente aplicado em equipamentos eletrônicos complexos, como, em equipamentos hospitalares modernos, dispositivos aeroespaciais, satélites de última geração, e também em produtos de uso comum, como celulares e computadores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA