Estudantes de Jacobina partem rumo a Portugal para intercâmbio apoiado pela Yamana Gold

Um grupo formado por 12 estudantes e uma professora da rede pública de ensino de Jacobina já está arrumando as malas para conhecer Portugal. A viagem de intercâmbio, programada para maio, integra a programação do “Era Uma Vez... Brasil”, programa de atividades educativas, artísticas e culturais que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural brasileiras. 


Os nomes dos intercambistas foram anunciados durante evento realizado na última terça-feira (15/03), no auditório do Colégio Gilberto Dias de Miranda. Além do anúncio dos viajantes, a cerimônia também marcou o lançamento do livro de histórias em quadrinhos “O Outro lado da História” e de curtas-metragens produzidos pelos estudantes.  

Em Portugal, o grupo passará dez dias vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além de conhecer pontos históricos, os intercambistas visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de compartilhar informações com estudantes e professores portugueses. 


A iniciativa contempla um total de 86 estudantes e sete professores, incluindo representantes de mais quatro cidades brasileiras: Lençóis Paulista e Macatuba (SP), Belo Jardim (PE), Salvador e Mata de São João (BA). Em Jacobina, o projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal e o patrocínio da Yamana Gold. O “Era Uma Vez… Brasil” também conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.

“Para nós é uma grande satisfação apoiar essa iniciativa, que está alinhada ao nosso compromisso social de contribuir constantemente para o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos. Projetos que valorizam a educação e a cultura trazem um impacto positivo para o crescimento pessoal dos nossos jovens e educadores e, por consequência, representam um ganho para toda a cidade de Jacobina. Por isso temos orgulho de poder colaborar para que a iniciativa saia do papel e se torne mais um sonho realizado”, destaca Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC Yamana Gold.

Confira a lista de intercambistas de Jacobina contemplados pelo projeto “Era Uma Vez... Brasil”, divididos por escola:

- DR. MARCOS JACOBINA (Kayky Moura da Silva)

- ESTHER TUPINAMBÁ (professora Maria da Glória Silva dos Santos Nascimento; estudantes Daniel Rikelmer Rios Barreto, Érika Oliveira Santos, Paulo Theodoro Silva Pinheiro)

- GILBERTO DIAS (Guilherme Bomfim Carvalho)

- JOSÉ VIEIRA IRMÃO (Raissa de Oliveira Santana, Anderson Sampaio de Oliveira)

- LUIS ALBERTO (Adrielle Santos de Jesus, Alice Silva dos Santos, Stefane Andrade Ramos de Almeida)

- NÚBIA GUERRA (Alice Rocha da Silva, Raillan Muniz de Jesus)

“Estou muito feliz e orgulhosa pelo meu filho Raillan e só tenho agradecer a todos que o apoiaram e incentivaram. Meu filho estava muito focado e empenhado no projeto e sempre dou todo apoio para que ele possa se tornar cada dia melhor”, comemora Claudemária Queiroz Nascimento, mãe do estudante Raillan Muniz de Jesus.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA