PB: Cidade aplica vacina vencida em 36 crianças

Da Redação

As equipes técnicas de vigilância e imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba identificaram na segunda-feira (17) erros na vacinação de crianças no município de Lucena (PB). Conforme a pastas, 49 crianças menores de 12 anos receberam a vacina contra covid-19 destinada a adolescentes e adultos.

Do total, 36 crianças receberam doses que não estavam dentro do prazo de validade, pois foram armazenadas em temperatura positiva há mais de 30 dias. Conforme a Secretaria de Saúde, as crianças ficaram em monitoramento por 30 dias contados a partir da data de aplicação.

Além das crianças, outras 200 pessoas (entre adolescentes e adultos) receberam imunizantes fora do prazo de validade. As autoridades de saúde devem fazer um levantamento para identificar todas as pessoas que receberam doses vencidas.

“O trabalho de campo da equipe técnica do Governo do Estado continuará durante toda a semana em Lucena e, na quinta-feira (20), será realizada uma capacitação com todas as equipes de imunização do município”, informou o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros.

Temporariamente, a vacinação contra covid-19 está suspensa no município. A vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos tem uma formulação diferente e a cor do frasco é laranja. A administração da vacina em crianças será de duas doses de 10 microgramas com três semanas de intervalo.

Fonte: Istoé

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem