Com Rampa de cara nova Open de Voo Livre marca a retomada dos esportes radicais em Jacobina

          
Por Clayton Luz

Se você acha lindo o turista que vai ao Rio de Janeiro saltar de asa delta da pedra da gávea, e em menos de 10 minutos pousar na praia, saiba que um voo tão curto como esse na cidade do ouro acontece nos piores dias de térmicas, afinal não é raro pegar uma distancia de 50 a 100 km de parapente ou asa. Jacobina é o município baiano com a maior diversidade esportiva que possamos imaginar, porém poucos sabem que ao lado do município de Quixadá no Ceará, temos a melhor Rampa de Voo Livre do Norte-Nordeste do Brasil. Localizada na Serra da Amizade o equipamento está devidamente requalificado, por meio de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Jacobina e a Associação Jacobinense de Voo Livre.


Nos dias 09 e 10 (sábado e domingo) acontece o Open de Voo Livre em Jacobina, nas modalidades de parapente e asa delta, marcando a retomada das atividades desportivas na cidade do ouro. O evento realizado pela AJVL, faz parte das etapas do Campeonato Baiano de Voo Livre e conta com o apoio da Federação Baiana e da Confederação Brasileira da modalidade.

O evento tem um impacto econômico importantíssimo para o município, pois além do aspecto esportivo e de entretenimento, há também o crescimento da cadeia produtiva do turismo devido a participação de dezenas de pilotos vindos dos diversos estados do país. A competição acontece desde o ano de 2004, quando o esporte ainda era incipiente em nossa região, de lá para cá ocorreram investimentos do governo federal em 2015, proporcionando melhor logística para atletas e público visitante, afinal a rampa tornou-se um ponto turístico da cidade.


Para o ano de 2021 a Prefeitura fez investimentos estruturais e melhorias no acesso ao local e no piso da rampa, tornando o local mais aconchegante para todos. A pista leva o nome de Gezer Cerqueira, falecido em 2015, o mesmo foi ao lado de Ronildo Andrade, Kleuber Freitas, Marcos Grassi e Romilton Mota os percussores desta prática esportiva. Atualmente a Associação Jacobinense de Voo Livre é presidida por Kleuber Freitas, e a comissão organizadora do Open 2021 formada por Felipe Clinton, Danilo Pita e Ronildo Andrade. Coloque aí na sua agenda, sábado todos os caminhos nos levarão à Rampa de Voo Livre.

Fonte: Informa Sertão

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA