Vereador que atropelou e matou motociclistas em PE é autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa


O vereador Pedro Marconi de Souza Barros (PTC), da cidade Brejo da Madre de Deus, foi autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa após colidir com cerca de 30 motociclistas na rodovia PE-96 em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (24) pela delegada Juliana Bernat, que está conduzindo o caso.

O G1 procurou, por telefone, o vereador, a assessoria e o advogado dele para comentar o assunto. Até o momento da publicação, nenhum deles atendeu à reportagem. Também por telefone, o G1 conversou com o presidente estadual do PTC, Fábio Bernardino. “Não tínhamos conhecimento que ele estava nesse acidente, mas sentimos muito pelas vítimas. Vamos esperar o encaminhamento da Justiça para esclarecer mais informações”, disse.

A Câmara de Vereadores de Brejo da Madre de Deus se posicionou por meio de nota. “O Poder Legislativo de Brejo se solidariza com os familiares das pessoas envolvidas nesse trágico acidente, ao mesmo tempo que temos prestado ao vereador Pedro Marconi o apoio necessário”, ressaltou. A Câmara ainda destacou que, no momento, não irá se manifestar sobre o fato, pois irá aguardar a tramitação e análise da situação pela Polícia Civil e a Justiça.

Barros dirigia uma caminhonete no momento do acidente, que ocorreu no último domingo (23), e deixou três pessoas mortas. Se for condenado, ele pode ter de cumprir pena de até seis anos de prisão.

Segundo a delegada, testemunhas sobreviventes disseram que o vereador estava em alta velocidade e fez uma ultrapassagem indevida. Ao G1, Bernat informou que o velocímetro do automóvel parou em 110 km/h. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), a velocidade máxima permitida nesta via é de 60km/h.

“O caso não cabe dolo, porque dolo é quando há intenção de matar. Mas pode caber dolo eventual [quando o motorista assume o risco, de acordo com o Código Penal] durante as investigações. Tudo vai depender do resultado da perícia”, explicou a delegada.

O vereador foi submetido ao teste do bafômetro, e o resultado apontou que não houve consumo de álcool. A delegada também pediu exames toxicológicos, mas o resultado ainda não foi divulgado. Barros vai passar por audiência de custódia nesta segunda-feira, informou Bernat. 

Entenda o caso
Um grave acidente deixou três mortos e cinco feridos no domingo (23) na PE-96, em Água Preta, Mata Sul de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma caminhonete colidiu em um grupo de cerca de 30 motociclistas. Integrantes do plantão policial da Delegacia de Polícia Civil de Palmares, na mesma região, foram até o local, assim como peritos do Instituto de Criminalística.

Ainda segundo os bombeiros, o motorista da caminhonete atingiu o grupo frontalmente na rodovia. O G1 conversou por telefone com a delegada de plantão, Juliana Bernat, que confirmou que o condutor da caminhonete foi levado para a delegacia. A delegada informou ainda que duas das vítimas eram de Paulista e duas de Maceió (AL).

Quatro dos cinco feridos foram levados para o Hospital Regional de Palmares. De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, um homem de 44 anos está em observação e será transferido para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife; duas mulheres, de 23 e 41 anos foram transferidas para o Hospital da Restauração, também no Recife; um homem de 25 anos continua em Palmares e vai passar por cirurgia. O estado de saúde do quinto ferido não foi informado. 
Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA