Como identificar uma pirâmide financeira?

Essa história de pirâmide não é atual, começou lá em 1920 com o italiano-americano Charles Ponzi, que convenceu milhares de norte-americanos a comprar cupons postais estrangeiros e trocar por selos dos EUA a um preço mais caro. Esse parecia um investimento promissor em 1920 já que prometia 50% de rendimento em 45 dias e 100% em 3 meses. Seria incrível, não é mesmo? Mas o problema é que o dinheiro vinha dos depósitos de novos membros e não dos cupons. E muitas pessoas acham que porque alguém conseguiu sacar, ela vai conseguir também. 

Acredito que você provavelmente já deve ter sido vítima de algum golpe como este, é normal que as pessoas sejam atraídas por rentabilidades altíssimas e baixo risco, mas infelizmente é apenas mais um golpe bem elaborado. 

Então, o que fazer para não cair mais nesses golpes? É simples, primeiro você precisa saber se aquela empresa possui registro em órgãos oficiais como a CVM e a B3. Segundo, você precisa entender uma regra bem simples, a rentabilidade de qualquer investimento é proporcional ao risco, ou seja, quanto maior a rentabilidade, maior é o risco. Se o investimento possui baixo risco e tem uma rentabilidade atrativa, a liquidez do ativo (prazo para resgate) deve ser baixa, ou seja, deixar o dinheiro preso por um período maior de tempo. 

Quer aprender a investir e não sabe por onde começar? Clica nesse link e baixe um e-book gratuito para dar os primeiros passos.

Jônata S. Amaral
Assessor de Investimentos

Jônata S. Amaral é formado em Recursos Humanos e Agente Autônomo de Investimentos (AAI)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA