Professor Lourival Martins de Souza, expoente de educação jacobinense, morre aos 83 anos


A cidade de Jacobina está de luto. Faleceu na tarde desta sexta-feira (15.05), aos 83 anos, o professor Lourival Martins de Souza, um dos maiores expoentes da educação regional.

Professor Lourival Martins estava internado na Clínica Santa Bárbara e seu quadro de saúde havia se agravado bastante nos últimos dias.

Lamentavelmente, hoje à tarde, esse ilustre cidadão, político e grande benfeitor da educação jacobinense, faleceu por falência múltipla dos órgãos, deixando a cidade de luto.

Lourival Martins de Souza, nasceu em 07 de fevereiro de 1937, no município de Morro do Chapéu. Era casado com a senhora Maria Oliveira de Souza, com quem teve cinco filhos: Silvio, Junior, Luciano , Lízia e Simone.

Em 1945, chegou em Jacobina com o objetivo de fazer admissão e no ano seguinte integrou a segunda turma de alunos do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro.

Em dezembro de 1961 se formou em magistério.

No ano seguinte foi nomeado professor secundário na disciplina de matemática no mesmo educandário , onde lecionou até 1987. No CEDBC ocupou o cargo de vice-diretor.

Em 1965, o professor Lourival Martins fundou a Escola Ana Nery, que anos mais tarde, mais precisamente em 1981, se transformou no Colégio Euzébio de Queiroz, tendo sido o primeiro colégio particular de Jacobina.

A história do Colégio Euzébio de Queiroz se confunde com a história do Professor Lourival Martins de Souza, e vice-versa.

O professor Lourival Martins cursou faculdade de Matemática e Ciências na Universidade Federal da Bahia — UFBA, concluindo em 1975.

O professor Lourival Martins tinha orgulho de dizer que por “aquela casa de educação, passaram vários alunos que hoje são grandes profissionais ,das mais variadas áreas, em Jacobina, na Bahia e no Brasil”.

No campo da política de Jacobina, Professor Lourival foi Chefe de Gabinete do Executivo e Secretário Municipal de Educação.

Como candidato a vereador, conseguiu sua primeira eleição em 1970, com 1.007 votos, sendo o mais votado. Em 1976, consegue outra votação expressiva, 1.477 votos. Tendo sido por duas vezes presidente Câmara Municipal de Vereadores e duas vezes também secretário daquela Casa Legislativa. Sua última eleição para vereador foi em 1996.

Lourival Martins possuía os títulos de cidadão de vários municípios da região, a exemplo de Jacobina e de Várzea Nova, onde fundou, em 1971, o Colégio João de Souza Oliveira.

O velório do Professor Lourival Martins está sendo realizado na Câmara de Municipal de Vereadores, restrito apenas à família e amigos próximos, e o sepultamento será neste sábado (16), às 8 horas da manhã.

Fonte: Jacobina 24h

1 Comentários

  1. Estamos tristes .
    Hoje, Jacobina está de luto, perdemos o nosso mestre e amigo, Professor Lourival Martins, Professor Louro, tenho muitas boas lembranças da Eusébio de Queiroz, sempre tivemos muita estima p nosso querido professor.
    Perde Jacobina, perde a educação, perde a cultura, perde Morro do Chapéu, perdemos todos uma referência.
    Meus sentimentos à Dona Maria , Lourival Júnior , Sílvio, Simone ,Luciano e Lízia, aos demais familiares e aos amigos.
    Adeus Louro!

    https://www.tragora.com.br/jacobina-perde-o-professor-lourival/

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA