Cotada para substituir Mandetta fala de isolamento estratégico: ‘Não podemos desconsiderar impacto sócio-econômico’


Defensora do isolamento social como “uma estratégia de contenção importante” para segurar a curva da Covid-19 no Brasil, a cardiologista e pesquisadora Ludhmila Hajjar, diretora de Ciência e Inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é cotada para substituir o ministro Luiz Henrique Mandetta no comando da Saúde, no caso de ele sair do cargo. Ela defende o que chama de “uma saída pelo meio, que não seja extremista” para a flexibilização das normas restritivas.

— Como médica e pesquisadora, sou favorável ao isolamento como uma estratégia de contenção importante da doença. Mas essa precisa ser uma estratégia de transição. Na minha opinião, devemos iniciar estudos sérios e simulações para oferecer à população uma saída responsável e organizada do isolamento — afirmou ela ao EXTRA.

Hajjar diz que, para isso, é preciso um alinhamento entre medicina e autoridades públicas, buscando uma “estratégia equilibrada” capaz de garantir bons resultados no combate à Covid-19 e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto econômico da doença no país.

— Temos dois problemas. O impacto da doença na mortalidade, nos números da saúde, nas vidas das pessoas. E isso, realmente, tem que ser o nosso foco. Porém, não podemos desconsiderar o impacto sócio-econômico que essa doença está já causando na vida dos brasileiros. Temos que pensar em algo que não seja extremo. Temos que pensar na saúde da população, na economia, lembrando da dimensão continental do Brasil e das diferenças epidemiológicas nos estados e regiões — disse.

No início do mês, ela integrou o grupo de médicos recebido por Bolsonaro, no Palácio do Planalto. No encontro, eles disseram ao presidente que ainda não era possível relaxar as medidas de isolamento social — fundamentais para que casos de Covid-19 não disparassem e o sistema de saúde não entrasse em colapso. Bolsonaro recebeu profissionais de saúde para discutir a crise do coronavírus, mas o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não foi convidado para esse encontro.

Fonte: Extra 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA