Nem Lula, nem Raoni: Nobel da Paz 2019 vai para primeiro-ministro da Etiópia - AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA

Destaque

Nem Lula, nem Raoni: Nobel da Paz 2019 vai para primeiro-ministro da Etiópia

Nem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem para o líder indígena Raoni Metuktire. O Prêmio Nobel da Paz 2019 foi para o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. Ele foi anunciado como vencedor pelo comitê do prêmio, nesta sexta-feira (11), na Noruega. 

"O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, recebeu o Prêmio Nobel da Paz deste ano por seus esforços para alcançar a paz e a cooperação internacional, e em particular por sua iniciativa decisiva para resolver o conflito de fronteira com a vizinha Eritreia", diz o comunicado do Nobel. 

Segundo o portal UOL, a Etiópia e a Eritreia travavam uma guerra de fronteira de 1998 a 2000 até que em julho de 2018 as nações restauraram as relações. 

"Quando Abiy Ahmed se tornou o primeiro-ministro em abril de 2018, ele deixou claro que desejava retomar o ritmo das negociações com a Eritreia. Em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Abiy Ahmed rapidamente elaborou os princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse entre os dois países", acrescenta. 

Neste ano, mais de 300 personalidades e organizações eram candidatas a receber o Nobel da Paz, cujo prêmio é de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 3,7 milhões. 

Este prêmio e os demais - de Medicina, Física, Química, Literatura e Economia - serão entregues no dia 10 de dezembro, em uma cerimônia na Sala de Concertos de Estocolmo.
Fonte: Bahia Noticias

Páginas