Dr. Wagne Melkart ministra palestra sobre conscientização no trânsito durante campanha Maio Amarelo no SESC Jacobina


Na manhã de sexta-feira, 22 de maio de 2026, o Teatro do SESC Jacobina recebeu uma importante ação de conscientização em alusão ao Maio Amarelo, conduzida pelo advogado e especialista em Gestão, Educação e Segurança do Trânsito, Dr. Wagne Melkart.

A palestra foi direcionada aos colaboradores do SESC e aos alunos do 9º ano, promovendo um momento de reflexão, aprendizado e construção de consciência coletiva sobre segurança viária, cidadania e preservação da vida no trânsito.

Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais como a importância do Maio Amarelo, Direção Defensiva, comportamento humano no trânsito e a compreensão de que o trânsito é o reflexo direto da sociedade em que vivemos. Também foi destacada a necessidade não apenas de enxergar o outro, mas de respeitá-lo no trânsito, fortalecendo valores como empatia, responsabilidade e humanidade.

Com atuação reconhecida em diversos municípios da Bahia, Dr. Wagne Melkart possui relevantes serviços prestados na área de gestão de trânsito, mobilidade urbana e segurança viária, em Jacobina esteve por duas vezes à frente da Superintendência Municipal de Trânsito, exercendo a função de Autoridade Municipal de Trânsito e contribuindo diretamente para importantes avanços na sociedade jacobinense e na organização do sistema municipal de trânsito.

Sua trajetória técnica e institucional também é marcada pela atuação como:

* Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/BA – Subseção Jacobina;
* Membro Técnico do Instituto Brasileiro de Direito de Trânsito;
* Membro Fundador do Instituto Cidades em Movimento;
* Observador Certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV);
* Membro do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Jacobina.
* Membro do Fórum Permanente de Gestores de Trânsito do Estado da Bahia;
* Consultor de Trânsito das cidades de Jaguaquara e Ponto Novo.

O palestrante também participa em importantes eventos de mobilidade e segurança viária em âmbito estadual e nacional, como o CONGETRAN, FOCOTRAN, Seminário Trânsito e Vida, ampliando a representatividade técnica do município nos debates sobre trânsito, mobilidade humana e preservação da vida.

A palestra foi marcada pela participação ativa do público, consolidando a educação para o trânsito como uma das ferramentas mais eficazes na construção de uma sociedade mais consciente e segura.

Em uma de suas reflexões mais impactantes, Dr. Wagne Melkart destacou: “O trânsito não precisa de mais violência. O trânsito precisa de mais humanidade.”

Fonte: Augusto Urgente!







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem