PF pede R$ 200 milhões para reforçar segurança de candidatos à Presidência nas eleições

Foto: Divulgação


Para ampliar as operações de segurança dos candidatos à Presidência da República, a Polícia Federal solicitou um reforço de R$ 200 milhões no Orçamento. A estratégia apresentada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao Palácio do Planalto e à equipe econômica do governo prevê a compra de sistemas antidrone e dispositivos de reconhecimento facial, além da mobilização de 458 agentes.

O órgão planeja disponibilizar 48 policiais para atuar na segurança dos candidatos considerados mais expostos e outros 24 para acompanhar presidenciáveis avaliados como de menor risco. A Polícia Federal estima que dez candidatos necessitarão de cobertura neste ano. O plano poderá ser redesenhado caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirme a candidatura à reeleição.

Trinta delegados da Polícia Federal serão mobilizados para atuar como chefes ou substitutos das equipes responsáveis pelo acompanhamento dos candidatos. Outros 60 agentes deverão participar das ações de inteligência.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, justificou a necessidade de ampliar a segurança dos candidatos devido ao "conturbado momento pelo qual passamos". Segundo ele, o cenário internacional é marcado por guerras e disputas comerciais, enquanto o Brasil atravessa um período de "questionamentos sobre a legitimidade de atuação das instituições", em um ambiente político "extremamente polarizado".

Se quiser, posso também gerar variações de título com foco em clique alto (CTR) ou versão mais curta para redes sociais.

Fonte: Varela Net

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem