![]() |
| Foto: Ton Molina/STF |
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na quinta-feira (13) a visita de uma série de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a ele em sua residência, em Brasília, onde cumpre prisão domiciliar, como determinado pelo próprio magistrado no início de agosto. As informações são do jornal Estadão e do portal InfoMoney.
Entre os nomes autorizados a se encontrar com o ex-presidente estão: que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Castro visitará Bolsonaro no dia 26 de novembro, enquanto o encontro com Tarcísio foi agendado para o dia 10 de dezembro.
As autorizações foram concedidas após a defesa de Bolsonaro solicitar visitas na “data mais breve possível”. O pedido ocorre na fase final do julgamento do “Núcleo 1” da trama golpista, no qual o ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.
No requerimento, a defesa de Bolsonaro argumenta que as visitas dos governadores possuem a finalidade de “permitir encontro pessoal específico, a ser realizado em data oportunamente ajustada, preferencialmente na data mais breve possível, em razão da necessidade de diálogo direto”, modelo que difere do habitual argumento da defesa do ex-presidente, que usa “data oportunamente ajustada” como justificativa para os encontros.
Além dos governadores, Moraes autorizou, no mesmo despacho, as visitas do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), secretário temporariamente afastado de Segurança Pública de São Paulo, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), previstas para 1º e 9 de dezembro.
Todos os visitantes autorizados mantêm postura crítica ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Moraes autorizou as visitas no horário das 9h às 18h, conforme calendário abaixo:
24 de novembro: Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia
25 de novembro: Bruno Scheid, vice-presidente do PL em Rondônia
26 de novembro: Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro
27 de novembro: Cleidimar da Silva Moreira, padre
28 de novembro: Evair de Melo, deputado federal
1º de dezembro: Guilherme Derrite, deputado federal
2 de dezembro: José Medeiros, deputado federal
3 de dezembro: Odelmo Leão, ex-deputado
4 de dezembro: Pablo Henrique de Faria, padre
5 de dezembro: Paulo M. Silva
9 de dezembro: Ronaldo Caiado, governador de Goiás
10 de dezembro: Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
11 de dezembro: Sanderson, deputado federal
Fonte: Bahia. Ba
Tags
Política
