Jacobina Mineração recebe equipe da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco

Visita reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do diálogo aberto entre empresa, comunidades e instituições


Nos dias 15 e 16 de outubro, a Jacobina Mineração Pan American Silver recebeu em suas instalações a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, iniciativa coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) que está atuando na região de Jacobina com mais de 50 instituições parceiras, entre órgãos de controle, conselhos profissionais e entidades da sociedade civil.

Durante as visitas, foram realizadas avaliações em áreas operacionais da Jacobina Mineração, com foco em oportunidades de aprimoramento e avaliação de documentações. A programação também incluiu um encontro com líderes comunitários e representantes dos órgãos participantes, fortalecendo o diálogo aberto e transparente entre a empresa e os territórios vizinhos. O momento possibilitou a escuta ativa de percepções e expectativas das comunidades e o debate conjunto de caminhos para o desenvolvimento sustentável.

Para a coordenadora da FPI, a promotora de Justiça Luciana Khoury, o encontro representou um momento de grande relevância. “Temos tido reuniões periódicas com a empresa para garantir o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta. Isso é muito importante, porque temos feito avanços em várias frentes, e, fazendo esse diálogo entre a empreendimento e comunidade, a gente entende que vai conseguir chegar a um denominador comum cada vez melhor para que o empreendimento continue funcionando e as comunidades tenham uma dignidade na vida, não sofram efetivamente com os impactos da atividade minerária e, assim, a gente vai alcançando a sustentabilidade”, declarou.

“Recebemos a FPI com entusiasmo e transparência. Acreditamos que o diálogo e a cooperação entre empresas, órgãos públicos e sociedade são fundamentais para construirmos um futuro verdadeiramente sustentável”, destacou a diretora Jurídica da Pan American Silver Brasil, Renata Lebram.

A Jacobina Mineração reforça que atua em conformidade com a legislação ambiental, de segurança e de responsabilidade social, e mantém canais permanentes de relacionamento com comunidades e órgãos de controle, buscando continuamente aprimorar suas práticas e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Jacobina e região.

Sobre a FPI do São Francisco

Criada em 2002, a FPI do Rio São Francisco na Bahia é um programa coordenado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). De caráter multidisciplinar, a iniciativa promove ações educativas e técnicas voltadas à sustentabilidade, à proteção ambiental e ao fortalecimento da gestão responsável dos recursos naturais nas regiões que integram a bacia do Rio São Francisco.

Foto divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA