![]() |
Foto: Jorge Berna/AFP |
Após 20 anos sob governos de esquerda, a Bolívia elegeu neste domingo (19) o político Rodrigo Paz como novo presidente do país. Ligado à direita conservadora, Paz é membro do Partido Democrata Cristão (PDC).
Com 54% dos votos válidos e 91% das urnas apuradas, o resultado marca uma virada política na Bolívia.
Em seu primeiro discurso após a vitória, o novo presidente afirmou que o país “respira ventos de mudança e renovação para seguir em frente” e declarou que seu governo será pautado em “Deus, pátria e família”. Paz também agradeceu o apoio dos eleitores e elogiou a transparência do Tribunal Supremo Eleitoral boliviano.
Diversos países latino-americanos, como Panamá, Paraguai, Uruguai, Equador e Peru, além dos Estados Unidos, reconheceram oficialmente o resultado e parabenizaram o novo presidente. O governo brasileiro ainda não se pronunciou.
Rodrigo Paz afirmou que pretende reconstruir a Bolívia e recolocá-la como protagonista no cenário internacional.
“Manter uma relação próxima com um dos governos mais influentes do mundo é parte essencial das soluções que precisamos implementar. Com as mãos estendidas dentro do país — do Parlamento ao setor privado e às diversas organizações nacionais — compartilhamos um mesmo propósito: abrir a Bolívia ao mundo”, declarou o presidente eleito.
Fonte: Varela Net
Tags
Mundo