![]() |
Jacoprev corre risco de colapso sem concurso público, alerta vereador Carlos de Deus |
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Jacobina, realizada na manhã desta quarta-feira (3), o vereador Carlos de Deus fez um alerta contundente sobre a situação da Jacoprev, a Caixa de Previdência dos Servidores Municipais. Segundo o parlamentar, a falta de concursos públicos ameaça a sustentabilidade do sistema previdenciário municipal.
Carlos de Deus destacou que o número de aposentadorias tem crescido, enquanto novos servidores efetivos não são contratados para repor a base de contribuintes. “A tendência, em pouco tempo, é de que a previdência do funcionalismo quebre. A cada dia se aposenta mais gente e não tem jovem contribuindo para dar sustentação à Jacoprev”, afirmou o vereador.
Ele lembrou que, nos últimos anos, a Prefeitura de Jacobina tem recorrido a contratos temporários e terceirizações — que recolhem contribuição ao INSS, e não à previdência municipal — agravando o problema. “Ano passado, a Prefeitura chegou a ter 700 terceirizados, que não contribuem com a Jacoprev”, ressaltou.
Para o parlamentar, a solução passa pela realização urgente de concurso público para recompor o quadro de servidores efetivos e fortalecer o caixa da previdência municipal. “Quanto tempo faz que não se realiza concurso público em Jacobina? Quando o débito da Jacoprev está alto, a Prefeitura envia projeto para parcelar em 80, 120, 200 vezes. Até quando vamos continuar assim?”, questionou.
Carlos de Deus conclamou os colegas vereadores e o Executivo Municipal a se mobilizarem pela causa. “Precisamos empunhar essa bandeira para garantir a sustentabilidade da previdência e a tranquilidade dos servidores que hoje estão apreensivos”, finalizou.
Fonte: Jacobina 24 Horas
Tags
Jacobina
Fico imensamente feliz, vendo o posicionamento do ilustre Vereador CARLOS DE DEUS. CONSIDERANDO que o CONCURSO é a via justa e democrática de acesso de qualquer cidadão brasileiro, acessar ao
ResponderExcluirServiço Público.
PARABENS também á Camara de Vereadores do Município de Jacobina, pela demonstração de apreço às causas justas!
ResponderExcluir