![]() |
Formação continuada capacita professores e busca garantir alfabetização de crianças em idade correta |
Na noite desta segunda-feira, dia 01 de setembro, a Cidade do Saber foi palco de um momento histórico para a educação de Várzea Nova: a abertura da formação continuada do Programa Bahia Alfabetizada-Criança, com o tema: “Na Formação Docente, a Alfabetização Floresce”.
O programa tem como foco a capacitação de profissionais da educação para promover o aprendizado e o letramento de alunos que ainda não alcançaram a alfabetização. Ao longo do projeto, estão previstos quatro círculos formativos, sendo que a primeira etapa acontece durante toda esta semana.
O evento começou com uma performance cultural do Grupo Ediê e do Coral Encantos, que encantou a plateia com clássicos da música brasileira.
Durante a cerimônia, foram discutidos os desafios enfrentados pela educação municipal, especialmente no período pós-pandêmico, e fatores socioeconômicos que influenciam os índices de aprendizagem e contribuem para o aumento do analfabetismo. O articulador do RENALFA destacou que o programa visa garantir a alfabetização na idade correta e realizar a recomposição da aprendizagem para alunos que não foram alfabetizados anteriormente.
Apesar dos desafios, Várzea Nova tem se destacado na rede de ensino, conforme ressaltou o diretor pedagógico, mostrando compromisso com o desenvolvimento dos jovens e a melhoria da educação local.
O secretário de Educação e a prefeita reforçaram o comprometimento com o ensino e com a qualidade do aprendizado, buscando avançar nos índices de alfabetização. Com o apoio do Governo Estadual e instituições como a UNEB, a expectativa é que o programa alcance resultados positivos, promovendo melhoria no desempenho dos estudantes, valorização dos profissionais da educação e oferecendo um futuro mais digno para os jovens varzea-novenses.
Fonte: Mais Política
Tags
Destaque