Comitiva de quatro municípios articula preservação da Igreja das Figuras e garante missa no dia 29

Reunião no MP-BA define ações para salvar Igreja de São Miguel das Figuras

Nesta segunda-feira (15) aconteceu uma importante reunião no Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Salvador, reunindo representantes dos municípios de Caém, Jacobina, Mirangaba e Saúde. O encontro, mediado pela promotora de Justiça Karinny Peixoto de Oliveira, teve como objetivo discutir a preservação da Igreja de São Miguel das Figuras, construção histórica com quase 300 anos localizada na divisa entre os quatro municípios e que, segundo nota técnica do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac), corre risco de desabamento.

Municípios se unem para preservar Igreja das Figuras, patrimônio histórico de quase 300 anos


O prefeito de Mirangaba e presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte da Diamantina, Dirceu Ribeiro, liderou a comitiva e foi o principal porta-voz da reunião. Ele destacou a importância da articulação conjunta e anunciou a confirmação da tradicional missa na Igreja das Figuras no próximo dia 29 de setembro. “Estamos aqui no Ministério Público, em Salvador, finalizamos uma reunião muito importante no Compor. Saímos com a definição de que a missa vai acontecer na Igreja das Figuras no dia 29. O MP está nos ajudando a organizar todo esse processo para fortalecer o turismo na região. Essa união vai melhorar cada vez mais o turismo. No dia 18 levarei as orientações para os colegas prefeitos e, com certeza, no dia 29 nos encontraremos na missa”, afirmou o prefeito.

Missa na Igreja das Figuras está confirmada para 29 de setembro, anuncia prefeito Dirceu Ribeiro


O encontro também resultou em decisões práticas para a realização do evento, incluindo a limpeza do espaço, instalação de toldos e cadeiras, isolamento das áreas de risco, placas de sinalização, apoio das guardas municipais e ambulância no local. Os quatro municípios ainda concordaram em proibir o uso de fogos de artifício, garantindo a segurança do público e a preservação da estrutura centenária.

Uma nova reunião virtual foi agendada para o dia 22 de setembro, às 11h, para monitorar os avanços e alinhar os últimos detalhes do plano de ação. A ata será divulgada publicamente para garantir transparência.

Participaram da reunião Gabriela Gomes Cerqueira Ferreira (promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Jacobina), Alan Cedraz Carneiro Santiago (promotor de Justiça e coordenador do Nudephac), Diogo Alves de Vasconcellos (analista técnico de arquitetura do Nudephac/MP-BA), Evelin Miranda Oliveira (secretária de Turismo e Meio Ambiente de Saúde), Caroline Maria Lima (diretora de Cultura de Jacobina), Pedro Francisco Neto (agente de fiscalização do Meio Ambiente de Jacobina), Daniel Moura Carvalho (secretário de Meio Ambiente de Jacobina), Felipe Souza (assessor jurídico de Jacobina), Antônio Carlos Lago Muniz (secretário de Meio Ambiente de Mirangaba), Creso Rabelo (secretário de Planejamento e Administração de Caém), Mabel Mota Rodrigues (diretora de Cultura de Caém), Israel Cerqueira Nogueira e Wende Amorim (servidores do Compor).



Fonte: Jacobina 24 Horas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem