![]() |
Governo brasileiro se manifesta contra participação de americanos em encontro pró-democracia / Ricardo Stuckert/PR |
Os governos de Brasil, Espanha, Chile, Colômbia e Uruguai realizarão um evento paralelo à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcado para a próxima semana, em Nova York. O encontro tem como objetivo discutir formas de fortalecer a democracia contra os extremismos em todo o planeta. No ano passado, quando a reunião foi promovida apenas por Brasil e Espanha, cerca de 30 países estiveram presentes – entre eles, os EUA.
O governo brasileiro, no entanto, rejeitou a possibilidade de convidar os americanos para o encontro. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, uma fonte do governo brasileiro afirmou que apenas países considerados democráticos pelo Brasil foram convidados.
Na avaliação de integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a gestão de Donald Trump representa justamente o que esse grupo tenta combater e não está alinhada aos princípios democráticos defendidos pelos outros membros do grupo.
Brasil e Estados Unidos vivem episódios de crise nos últimos meses em função do agravamento das relações diplomáticas. O governo Trump impôs tarifas de 50% sobre uma série de produtos brasileiros que entram nos EUA. A justificativa é de que a Justiça brasileira está, segundo o próprio Trump, perseguindo seu aliado político, o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelos atos antidemocráticos e tentativa de golpe de estado.
Fonte: BNews
Tags
Destaque