Após a concorrida audiência pública sobre a situação do sisal em Várzea Nova e em municípios da região, a prefeita Daiane conversou com o Grupo J. Sidney de Comunicação e com o Mais Política sobre o que representou esse momento.
“O sisal é o maior meio de renda do município de Várzea Nova. Enquanto gestora não poderia, de forma nenhuma, deixar de discutir essa cadeia. Pela primeira vez na história de Várzea Nova a nossa voz ecoou, a nossa voz foi ouvida. A gente está tendo a oportunidade de cobrar o Governo Federal e o Estadual políticas públicas voltadas para essa cadeia”, destacou emocionada a prefeita Daiane.
Daiane anunciou a criação de uma Comissão Estadual que estará debatendo esse assunto de forma que a cultura do sisal esteja em evidência dentro do mercado nacional e mesmo internacional, já que o produto manufaturado é exportado. “Foi criada uma comissão estadual para que não deixe esse assunto morrer. Não dá para discutir hoje e a partir de amanhã a gente esquecer. A gente vai construir um diálogo próximo, e a gente vai pedir apoio para quem pode ajudar”, reforçou.
Na oportunidade foram entregues à Prefeitura de Várzea Nova 300 kits de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Duas das entregas foram simbólicas e as outras serão entregues em data a ser marcada pelo município nos próximos dias.
Em setembro haverá um encontro dos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego com produtores e trabalhadores do sisal no município de Várzea Nova para qualificação e melhoria do processo da produção sisaleira.
Daiane agradeceu a presença das autoridades presentes, em particular os colegas prefeitos da região que estiveram na audiência.
O evento contou com as presenças de Luiz Henrique, Auditor do Ministério do Trabalho, Osni Cardoso, Secretário de Desenvolvimento Rural, Cícero Monteiro, Assessor Especial do Governador Jerônimo Rodrigues, Deputado Federal Daniel Almeida, Deputado Estadual Luciano Araújo, Valdice Castro, prefeita de Jacobina, Fabrício Lopes, prefeito de Umburanas, Lidinho, vice-prefeito de Ourolândia, Sampaio, prefeito de Miguel Calmon, Dirceu Mendes, prefeito de Mirangaba e presidente do Consórcio de Prefeito do Piemonte da Diamantina, além de presidentes de Câmaras, vereadores, secretários municipais e outras lideranças políticas.
Tags
Bahia