Com apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver, projeto de valorização da cultura nordestina promove oficinas gratuitas em Pontilhão, Jaboticaba e Itapicuru


Oficinas beneficiam pessoas de todas as idades das comunidades de Jacobina / Foto divulgação*Jacobina, 06 de agosto de 2025* – Com o propósito de valorizar o forró tradicional e ampliar o acesso à cultura em comunidades de Jacobina, foi lançado em julho o projeto “Uma sanfona, um triângulo e uma zabumba”. A iniciativa, patrocinada pela *Jacobina Mineração Pan American Silver* por meio da Lei de Incentivo à Cultura, oferece oficinas gratuitas de música e promove ações culturais nas localidades de Pontilhão, Jaboticaba e Itapicuru.
As atividades são voltadas a crianças, jovens e adultos, com aulas semanais gratuitas de canto, dança, violão, pandeiro, percussão, escaleta e flauta. Atualmente cerca de 50 pessoas das três comunidades estão sendo beneficiadas pelo projeto. Os participantes receberão certificado ao final do curso. A iniciativa também inclui a formação de um coral adulto com moradores da comunidade de Pontilhão.


Todas as ações contam com estrutura de acessibilidade para garantir a participação de pessoas com deficiência visual, auditiva, motora, intelectual ou com mobilidade reduzida.

“Já no início das atividades, contamos com a adesão expressiva da comunidade”, comemora o coordenador geral de “Uma sanfona, um triângulo e uma zabumba”, Clériston Souza de Miranda, referindo-se às aulas iniciadas em 19 de julho.


A Jacobina Mineração destaca que seu apoio ao projeto é reflexo do compromisso com o desenvolvimento sociocultural das comunidades em que atua. “Uma sanfona, um triângulo e uma zabumba” se soma a outras iniciativas patrocinadas pela empresa com foco na promoção da cidadania, valorização das tradições regionais e democratização do acesso à cultura.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.

Lançado via Lei de Incentivo à Cultura, o projeto valoriza o forró e amplia o acesso à cultura em comunidades de Jacobina

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem