![]() |
Valessio Brito é selecionado para integrar o Fellowship OEA 2025, promovido pela Controladoria-Geral da União e pela Organização dos Estados Americanos |
O jacobinense Valessio Soares de Brito foi selecionado para integrar o Programa Fellowship OEA 2025, iniciativa promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), com foco em Governo Aberto, Dados Abertos e Mudanças Climáticas. A edição deste ano recebeu mais de 350 inscrições de todas as regiões do Brasil, das quais apenas 25 jovens líderes foram escolhidos.
Valessio Brito é Hackerativista, educador e comunicador, com trajetória dedicada à participação cidadã, à economia solidária e à inovação tecnológica com base em princípios de justiça social. Ele também é idealizador e presidente do recém-criado Instituto Antônio Ribeiro Brito de Cultura, Arte e Tecnologia (ICAT), que promove ações voltadas à cultura digital, formação cidadã, metarreciclagem e desenvolvimento comunitário.
“Estar entre os fellows da OEA é um reconhecimento coletivo, que celebra as lutas e sonhos do território onde cresci. É também uma chance de dialogar com o mundo sobre os desafios climáticos a partir do olhar de quem vive o semiárido, de quem acredita na transformação social a partir do cuidado com as pessoas e com o planeta”, afirma Valessio.
O programa será realizado entre junho e outubro de 2025, em um momento crucial para o país, que sediará em novembro a COP 30, a maior conferência internacional sobre mudanças climáticas. Durante o Fellowship, os participantes desenvolverão projetos práticos e inovadores com foco em soluções sustentáveis e transparentes para os desafios ambientais do Brasil.
Além da representatividade regional, a seleção valoriza trajetórias comprometidas com a equidade racial e de gênero, com destaque para a presença de 17 mulheres entre os 25 selecionados. A comissão avaliadora foi composta por membros da CGU, OEA, Ministério do Meio Ambiente, Embaixada da França e fellows de edições anteriores.
A conquista de Valessio Brito reforça o papel de Jacobina na formação de lideranças comprometidas com o futuro do Brasil, especialmente em um contexto em que as mudanças climáticas exigem ações urgentes, coletivas e transparentes.
Fonte: Mais Polílica
Tags
Jacobina