Com o apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver, alunos de Jacobina têm férias diferentes e participam de vivências indígenas e afro-brasileiras


Adolescentes da rede municipal visitam quilombo e participam de vivência com líder indígena em imersão de projeto “Era Uma Vez…Brasil”

Durante sete dias, os alunos participaram de uma programação intensa com diversas atividades educativas / Foto divulgação

Jacobina, 03 de julho de 2025 - Enquanto muitos adolescentes aproveitaram o recesso escolar para descansar, cerca de 100 estudantes da rede pública municipal de Jacobina tiveram uma experiência única nestas férias. De 26 de junho a 2 de julho, eles participaram do “Campus de Arte-Educação” da 9ª edição do Era Uma Vez… Brasil, projeto que transforma o período de pausa nas aulas em uma imersão histórica, cultural e artística. A iniciativa tem o patrocínio da Jacobina Mineração Pan American Silver, via Lei de Incentivo.

Durante sete dias intensos, os alunos viveram uma rotina repleta de atividades educativas, em um acampamento pedagógico realizado no Colégio Municipal Doutor Marcos Jacobina, que fica no distrito de Caatinga do Moura. Eles participaram de oficinas de audiovisual – com foco em roteiro, som, fotografia e interpretação – e de vivências afro-brasileiras e indígenas, que resgatam histórias e saberes importantes para a educação dos jovens.

No dia 28 de junho, os estudantes participaram de vivências afro-brasileiras na Comunidade Quilombola de Coqueiros de Mirangaba. Já no dia 29, receberam a visita da liderança indígena Cacique Juvenal Payayá, da etnia Kiriri, para um dia de aprendizado.

A próxima ação, prevista para agosto, será a realização de um evento oficial para anunciar os nomes dos 14 estudantes e de um professor selecionados para a etapa de intercâmbio. Os escolhidos viajam para Portugal no final do ano, onde permanecem por dez dias e, ao retornarem, terão o desafio de desenvolver um projeto voltado à transformação de sua comunidade.

“É uma oportunidade transformadora. Eles estão de férias, mas não deixam de aprender sobre a sua própria história. Pelo contrário: aprendem de um jeito mais potente, vivenciando na prática o que foi discutido em sala de aula durante as formações do projeto desde março. Isso marca para a vida inteira”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

CURTAS METRAGENS

Etapa decisiva para a seleção dos estudantes que viajarão para Portugal em novembro, na etapa final do projeto, o campus, além das vivências, tem como atividade principal a produção de curtas-metragens inteiramente realizados pelos estudantes. Os filmes, inspirados no tema da edição, são roteirizados, gravados e interpretados pelos próprios participantes, como resultado direto das oficinas de audiovisual. O desempenho de cada jovem durante esse processo será um dos critérios para a escolha dos que farão parte do intercâmbio internacional. Os nomes serão anunciados em agosto, durante eventos nas cidades participantes.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem