Lula anuncia R$ 27 bi em investimentos no Brasil após encontro com empresários chineses


Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou sua agenda oficial na China nesta segunda-feira (12) com a participação no Seminário Empresarial China-Brasil, em Pequim. O evento marcou o anúncio de R$ 27 bilhões em novos investimentos chineses em projetos no Brasil, com foco em áreas de alta tecnologia, especialmente no setor de saúde.

Durante o encontro, empresas chinesas e brasileiras assinaram memorandos de entendimento que preveem a instalação de fábricas para produção nacional de equipamentos como ressonância magnética, ultrassom portátil, aceleradores nucleares e raio-X digital. Também foram firmados acordos para o desenvolvimento conjunto de vacinas e insumos estratégicos para a fabricação de medicamentos.

“Equipamentos que chegarão a equipes de saúde, unidades básicas e unidades móveis, ampliando o acesso aos exames e diagnósticos diretamente na ponta”, escreveu Lula em suas redes sociais após o evento. O presidente ressaltou ainda que os acordos incluem transferência de tecnologia, fortalecendo a indústria brasileira.

O seminário contou com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), além de representantes de grandes grupos econômicos dos dois países.

A China é o principal investidor asiático no Brasil e responde por 28% das exportações brasileiras e 41,4% do superávit comercial do país. Em 2023, o Brasil se consolidou como o maior fornecedor de carne bovina, aves, soja, celulose e açúcar para o mercado chinês.

Segundo o governo brasileiro, os novos investimentos reforçam a parceria estratégica entre os dois países, com foco na industrialização, inovação tecnológica e fortalecimento do sistema de saúde público.

Fonte: Bahia. Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem