Jacobina Mineração Pan American Silver realiza Teste Sirenes nesta sexta-feira (23)


A Jacobina Mineração Pan American Silver (JMC) realiza a partir das 9h desta sexta-feira, 23 de maio, o teste anual das sirenes de emergência instaladas nas áreas próximas às barragens de rejeitos do município. A ação, de caráter preventivo, visa verificar o pleno funcionamento do sistema de alerta sonoro, essencial em casos de emergência. A empresa informa que o teste não exige evacuação nem qualquer alteração na rotina dos moradores.

O teste integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e contempla a medição dos níveis de decibéis emitidos por aproximadamente dez sirenes distribuídas pela Zona de Autossalvamento (ZAS). A iniciativa também atende à Resolução nº 95 da Agência Nacional de Mineração (ANM). A JMC reforça que todas as suas barragens estão seguras, com Declaração de Condição de Estabilidade emitida pela ANM e submetidas a monitoramento contínuo, seguindo rigorosos padrões técnicos e ambientais.

Como preparação para a atividade, entre os dias 12 e 19 de maio, a empresa promoveu Seminários Orientativos nas comunidades da ZAS. Durante os encontros, moradores receberam informações sobre o PAEBM, rotas de evacuação e o funcionamento do sistema de sirenes. A ação reforça o compromisso da JMC com a cultura da prevenção e o diálogo transparente com a população. Para mais informações, estão disponíveis os canais de atendimento da empresa: Ouvidoria 0800 071 3230 (24h) e o e-mail jmcfaleconosco@br.panamericansilver.com.

SERVIÇO:
O quê: Teste de Sirenes 2025 da Jacobina Mineração Pan American Silver
Quando: Sexta-feira, 23/05
Horário: A partir das 9h
Onde: Jacobina, Bahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem