Mães de crianças com microcefalia seguem denunciando descumprimento de promessas pela SMS

ONG denuncia falta de suplementação, além de má qualidade das fraldas e suspensão de consultas para cirurgias ortopédicas | Arquivo Pessoal


Uma denúncia feita no mês passado, pela Organização Não Governamental (ONG) Abraço à Microcefalia, segue sem solução. Mães das crianças têm relatado o descumprimento de acordos firmados com a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Presidente da Abraço, Raniele Nascimento explicou que os problemas são falta dos suplementos alimentares Fortini Plus e Complete, Diamax e Sustap Sênior, que são fornecidos para crianças com deficiência pela Prefeitura de Salvador. Além disso, segundo ela, o município vem mudando com frequência a qualidade da fralda descartável, seja infantil ou geriátrica, que é distribuída para essas pessoas.

Um outro ponto levantado pela ONG estaria na promessa de efetuar 50 cirurgias de quadril. Segundo o grupo, apenas oito crianças foram operadas até o momento, mas as consultas estão suspensas desde dezembro do ano passado.

"A justificativa era de que que os hospitais ficariam cheios por conta das festas e seria melhor que aquele mês não houvesse procedimentos, que na primeira semana de janeiro de 2025 retornariam às atividades normais. Chegou janeiro, disseram que estavam resolvendo com o hospital. Chegou o carnaval e novamente falaram da impossibilidade de dar seguimento aos procedimentos", relatou Raniele.

Cirurgia de quadril é um quadro clínico que precisa ser acompanhado de perto. Disseram que retornaria em março, mas estamos na data atual ainda sem retorno e sem previsão", completou a presidente da Abraço à Microcefalia.

A equipe de reportagem do BNews procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em busca de respostas para os problemas apresentados pela ONG. Por meio de nota, a pasta municipal informou que uma nova reunião de alinhamento já está marcada com as mães das crianças.

"A SMS informa que foi procurada pelas mães de crianças com microcefalia que são assistidas pelo município e irá realizar uma reunião com as mesmas na próxima segunda-feira (17), onde serão acolhidos os pleitos, prestados os devidos esclarecimentos e definidas as soluções para as referentes demandas", diz a pasta.


Fonte: BNews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem