Associação das Dandaras, em Morro do Chapéu, é contemplada com edital do Grupo Carrefour Brasil



A Associação das Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares (Morro do Chapéu-BA) foi contemplada com o edital Campanhas Educativas e Projetos Sociais pela Equidade Racial do Grupo Carrefour Brasil.

O edital premiou 11 iniciativas sociais em todo o Brasil, que trabalham em prol da equidade racial e que são lideradas por pessoas negras. É neste contexto, que a associação das Dandaras, que tem sede na comunidade Quilombola de Queimada Nova foi selecionada, na categoria _Projetos Sociais de Combate ao Racismo_.

A instituição recebeu o valor de 300 mil reais que vai ser usado no Projeto Rede Sanfoka que já atua nas comunidades de Queimada Nova e Velame, com crianças e jovens.

Conforme o professor Brito, coordenador da Rede Sankofa, o recurso adquirido será utilizado na aquisição de um transporte coletivo tipo Van, material didático, montagem de uma biblioteca comunitária afrocentrada, compra de material audiovisual, reforma de um espaço para auditório na Associação do Velame, realização de mentorias para os membros da rede e das comunidades vizinhas. “Tudo isso com temas ligados ao combate ao racismo, intolerância religiosa e educação afrocentrada”, pontuou o professor.

O projeto tem duração de um ano, tendo início em junho de 2024 e culminância no Quilombo Literário, em junho de 2025. Além disso, será produzido um documentário sobre as atividades e impactos da Rede Sankofa nas comunidades em que atua.

“Apoiar iniciativas como a da Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares reafirma o compromisso do Grupo Carrefour Brasil de combate ao racismo e promoção da equidade racial. Acreditamos que o projeto ‘Sankofa’ desempenhará um papel fundamental no combate ao racismo e no fortalecimento das comunidades quilombolas, promovendo uma educação inclusiva e consciente”, acredita o Grupo Carrefour.

Recentemente Sirlene Santos, presidente da Associação das Dandaras, esteve em São Paulo, no evento de entrega da premiação do edital e está bastante empolgada com todas as possibilidades que esse projeto proporciona.


Com informações de assessoria

Fonte: Jacobina 24 Horas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA