Filarmônica 2 de Janeiro, de Jacobina, vai desfilar no 2 de Julho em Salvador


A Filarmônica 2 de Janeiro, oriunda de Jacobina, 330 km de distância da capital, vai compor o desfile cívico 2 de Julho no dia da Independência do Brasil na Bahia, em Salvador. Foram selecionadas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à SecultBA, 10 bandas filarmônicas da Bahia para compor o desfile na capital baiana.

Fundada em 2 de Janeiro de 1878, a filarmônica tem 146 anos de existência ininterruptas, sendo a terceira Filarmônica mais antiga da Bahia e a sétima do Brasil. Tem como regente, o Maestro Celso Santos e um quadro de 7 monitores que ministram aulas de música na sede e em outros projetos parceiros da Filarmônica 2 de Janeiro.

Integrante ativa de parte da rica história cultural da cidade de Jacobina, é responsável por animar os antigos micaretas, carnavais da região e os grandes bailes que existiam na cidade.

Hoje, a 2 de Janeiro atende diretamente 118 alunos, oferecendo oportunidade às crianças e jovens de Jacobina de terem acesso a uma linguagem musical e poderem se expressar através dela.

Inicialmente os alunos da escola recebem aulas de teoria musical e formam uma bandinha de flauta doce, que conta somente com crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Os alunos mais avançados formam a banda dos aspirantes, que atualmente tem 24 componentes. A banda principal é formada por 52 músicos mais experientes de diversas faixas etárias. A filarmônica mantém atividades também com os pais dos alunos, que formam um coral com 29 pessoas.

Confira detalhes do cortejo no site da Funceb: https://www.ba.gov.br/fundacaocultural/
Foto: Lucas Malkut / ASCOM FUNCEB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA