Educação ambiental e programação extensa marcaram Semana do Meio Ambiente na Jacobina Mineração Pan American Silver


Jacobina, 11 de junho de 2024 – Com o objetivo de promover o engajamento na comunidade local na preservação ambiental, a Jacobina Mineração Pan American Silver preparou uma extensa programação de educação ambiental na Semana do Meio Ambiente. O tema deste ano na JMC foi Queimadas Zero e consumo consciente. Os temas foram escolhidos pela própria comunidade no início do ano.

Desde a última segunda-feira (03), a JMC promoveu uma série de ações de sensibilização e valorização do meio ambiente, reforçando a importância do engajamento de todos e todas nesse processo. Na terça-feira (04), o programa Mineirinho levou informação de forma lúdica para mais de 35 crianças da Escola João Belo, no bairro Mutirão, em Jacobina. Os alunos também receberam mudas do viveiro do Complexo Ambiental da empresa. O objetivo do programa é apresentar a atividade de mineração, quais seus benefícios na sociedade e quais boas práticas temos para mitigar riscos da atividade.


Na quarta-feira (05), a JMC promoveu entrega de mudas e recebimento de sementes, além de mini gincana com crianças das comunidades de Itapicuru e Pontilhão. Mais de 430 mudas foram distribuídas na ação. Na quinta-feira (06), os alunos do Colégio Municipal Elvira Pires, na comunidade do Paraíso, participaram de palestras do Corpo de Bombeiros no projeto EcoTeens, desenvolvido pela empresa e Secretaria de Educação.

“Mais uma vez, estamos juntos com as comunidades com diálogo e ações através da educação ambiental. Essa troca é essencial e garante que as ações tenham impacto efetivo nas pessoas. Esse é o nosso objetivo primordial”, afirma Isadora Souza, coordenadora de Comunicação e Comunidade da JMC.

Ainda na quinta-feira (06), a Jacobina Mineração Pan American Silver promoveu o 3º Simpósio Ambiental com alunos de escolas de ensino médio e técnicas, com o tema Queimadas, para um auditório lotado. O evento contou com a presença de mais de 250 pessoas. A programação incluiu palestras de representantes do Corpo de Bombeiros, Faculdade Ages e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) . além da Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar da Região do Piemonte (Cofaspi), além de exposições de representantes da Ages, Univasf e Brigada de Emergência da JMC.

O fechamento da programação aconteceu no sábado (08), com uma grande caminhada ecológica com destino à Cachoeira de Jabuticaba. No local, os participantes participarão ainda de um café da manhã, aula especial de yoga e banho de cachoeira.


“Montamos uma programação extensa, inclusive com o Diálogo Diário, onde a equipe de SSMA promove um momento de interação sobre o tema trabalhado na Semana do Meio Ambiente, sensibilizando os colaboradores com atitudes corretivas e preventivas. É um momento fundamental para conscientizar e engajar o time e as comunidades”, explica Enilda Maranhão, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Jacobina Mineração Pan American Silver.

Compromisso Ambiental

Entre as ações de responsabilidade ambiental da Jacobina Mineração Pan American Silver, o Recicla Jacobina já apresenta resultados surpreendentes. Com uma produção média de composto em torno de 5 mil kg/mês, a cooperativa usa 35 toneladas de resíduos orgânicos em média por mês, gerando emprego e renda para mais de 50 cooperados.

Além disso, a utilização racional dos recursos naturais é uma premissa para o desenvolvimento dos negócios e, na JMC, 95% da água que é usada em toda operação é reutilizada. Além do reuso de água, 18 nascentes que estão dentro da propriedade da empresa são monitoradas e preservadas, sem nenhuma intervenção humana. Na gestão de resíduos, a JMC também é referência: 85% dos resíduos sólidos gerados e 100% dos resíduos orgânicos são reciclados. Mais de 25 mil mudas são produzidas anualmente no Complexo Ambiental e 100% dos efluentes gerados na unidade são tratados internamente.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.


Foto: Divulgação JMC

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA