Sebrae em Jacobina inaugura nova sede


Evento reuniu cerca de 120 pessoas, de 10 municípios, na noite de terça-feira (30)


Por Tamara Leal

Na noite de terça-feira (30), o Sebrae inaugurou a nova sede em Jacobina, localizada na Avenida Orlando Oliveira Pires, 871 – Centro. A Unidade Regional atende 32 municípios do Centro-Norte Baiano, compreendendo os territórios Piemonte do Paraguaçu, Piemonte da Diamantina, Piemonte Norte do Itapicuru, Bacia do Jacuípe e do Sisal.

Cerca de 120 pessoas participaram da inauguração, que contou com representantes dos poderes executivos e legislativos de 10 municípios da região; diretores, gerentes, coordenadores e presidentes da Faceb, Sindpat, CDL, Acija, IFBA, Faculdade Ages, Sesc, Senai, Senac, Sesi, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Câmara da Mulher Empresária, Sindicato Rural de Miguel Calmon, Sindicato dos Produtores Rurais de Jacobina e Região, imprensa regional, dentre outros.


Na abertura da solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, falou da entidade como instrumento fortalecedor dos pequenos negócios e destacou a importância dos municípios como geradores de riquezas. “Temos que ser modelo daquilo que queremos e o Sebrae está em sintonia com o desenvolvimento das cidades, mas é fundamental que os empreendimentos encontrem lá fora um ambiente mais favorável. Assim, devemos lutar por políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos negócios. O país precisa ser pensado a partir dos municípios, onde as pessoas vivem e as empresas estão sediadas, mas não podemos mais transferir para os governos a responsabilidade pela solução de todos os problemas, precisamos juntos buscarmos soluções para os nossos problemas”, pontuou.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury esse é um momento de felicidade para a entidade. “O Sebrae realiza um importante trabalho para a qualificação e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Essa nova sede abre a perspectiva de levarmos mais soluções às micro e pequenas empresas da região. E nesse momento festivo, gostaria de trazer outra grande notícia: o Sebrae acabou de lançar a plataforma Crédito Consciente que, por meio do Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas, garantirá R$ 30 bilhões em crédito para os pequenos negócios. É o Sebrae atendendo, ponta a ponta, os seus clientes”, destacou.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, enalteceu os empreendedores e falou da nova infraestrutura do Sebrae na cidade. “No Brasil as pequenas empresas fazem acontecer. E para acolher, da melhor forma possível, os responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país e que iniciamos o programa de modernização das regionais do Sebrae em todo o estado”, explicou.

Já o gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Pereira, destacou a trajetória da entidade no município e agradeceu aos parceiros. “Nesse momento gostaria que os cerca de 40 mil CNPJ da nossa área de atuação se sentissem acolhidos. Como homem e profissional é um privilégio viver esse momento. O Sebrae completou 28 anos em Jacobina, os mesmos 28 que tenho na entidade. Sexta marca mais forte do Brasil, o Sebrae, por meio das suas soluções, materializa sonhos. Mas ela não seria tão forte sem as parcerias das entidades de classe, imprensa, Sistema S, instituições financeiras, prefeituras, consultores e todos os demais que estão juntos no nosso dia a dia”, afirmou.


O evento também contou com a presença do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, do gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, gestores e técnicos da instituição, das unidades de Atendimento Individual, de Comunicação e Marketing, Jurídica, Tecnologia da Informação e Comunicação, e de Suporte; e gestores do Sebrae em Jacobina; os prefeitos Tiago Dias (de Jacobina), Arnaldinho Oliveira (Caem), Dirceu Ribeiro (Mirangaba), Zé do Povo (Ourolândia), e Reginaldo Sampaio (de Quixabeira), o presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Clodoaldo Moreira, dentre outros convidados.

Durante a solenidade, o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Roberto Jacobina foi homenageado pela contribuição ao desenvolvimento econômico e social da região. A Acija foi casa do Sebrae Jacobina nos seus 28 anos no município.

Ao final do evento, os presentes participaram de uma visita às dependências da nova sede do Sebrae e de um coquetel comemorativo.


Sobre a nova sede

Em estilo coworking institucional, assinado pela arquiteta Michele Souza, a nova instalação do Sebrae em Jacobina dispõe de ampla estrutura, recepção integrada com o café e o atendimento, acessibilidade, ‘Sala Serra do Cruzeiro’, duas salas para treinamentos, pequenas palestras e seminários, denominadas ‘Espaço Ouro’ e ‘Espaço Cachoeira’.

Os nomes Serra do Cruzeiro, Ouro e Cachoeira prestam homenagem ao município de Jacobina, maior produtor de ouro do Nordeste e um dos maiores do país. Além disso, o município é conhecido pelas belezas naturais, com serras, rios, riacho e dezenas de cachoeiras, sendo as mais conhecidas a Cachoeira dos Alves, a Cachoeira do Brito, a Cachoeira Véu de Noiva, a Cachoeira da Viúva e a Cachoeira dos Amores.

Números

Em 2023, o Sebrae em Jacobina atuou nos 32 municípios com 12 mil atendimentos com soluções como Programa Cidade Empreendedora, Programa Sebrae na Sua Empresa, Programa Sebrae Prefeitura Empreendedora, consultorias, oficinas, palestras e atendimentos individuais.

Base Regional

A Regional do Sebrae conta com 25 Salas do Empreendedor, 20 delas ativas, que prestam serviços de apoio e orientação a quem quer abrir um negócio ou quem já tem uma atividade formalizada. No momento, mais cinco municípios estão em processo de reativação do equipamento. A unidade contabiliza 28 agentes de desenvolvimento, com uma média de um agente para cada município.


Imagens: Vinícius Garcia/ASN/BA

Evento reuniu cerca de 120 pessoas, de 10 municípios, na noite de terça-feira (30)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA