Jacobina, compositor de Uirapuru, morre aos 93 anos



O renomado cantor e compositor Valdemar Ramos de Oliveira, mais conhecido no mundo artístico como “Jacobina”, nos deixou nesta quinta-feira, 11 de abril, aos 93 anos de idade. Ele faleceu de causas naturais no Hospital Municipal Rivorge Gonçalves Lima, em Várzea do Poço, onde residia.

Jacobina nasceu em 08 de julho de 1931, na Fazenda Xique-Xique, município de Jacobina-Ba. Aos 17 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por longos 40 anos. Durante esse tempo, além de exercer várias profissões, nunca abandonou sua paixão pela música e pela composição. Participou de diversos festivais transmitidos pela TV Globo, como “10 milhões por uma canção e um cantor por 10 milhões”, onde sua música “A lei do mais forte”, defendida por Ellen de Lima, foi destaque. Jacobina teve suas composições gravadas por renomados artistas como Miltinho, Ângela Maria, Sérgio Reis, Pena Branca e Xavantinho, Agnaldo Timóteo, Anísio Silva, Jair Rodrigues, Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, e Caetano Veloso, entre outros.

Além de suas contribuições para a música brasileira, Jacobina fez parte do grupo vocal Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano, co-fundou o grupo “Os Uirapurus”, e foi um músico acompanhante de grandes nomes da MPB e internacional.

Sua música “UIRAPURÚ” recebeu mais de trinta gravações e alcançou reconhecimento internacional.

Outro exemplo de seu talento é a música “Primeiro Degrau”, composta por Jacobina e interpretada por Agnaldo Timóteo.

Após retornar a Bahia, Jacobina continuou sua trajetória artística e cultural, sendo uma figura querida na região.

O corpo de Jacobina está sendo velado em sua residência na Praça Ariosto Soares da Cunha, nº 22, e será sepultado amanhã às 09 horas no Cemitério Manoel Lomes, na Rua da Saudade.

Fonte: Blog Jacobina 24 Horas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA