Estudantes de Medicina Veterinária realizam atividade prática com seis espécies animais para estudo dos ossos


Com o objetivo de realizar, na prática e de forma didática, o estudo de ossos, cartilagens e ligamentos de animais, mais de 50 alunos do 1º ano de Medicina Veterinária da Faculdade Ages de Jacobina, instituição integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, participaram de atividades com o passo a passo da maceração – técnica de preparação de ossos que consiste na limpeza de um esqueleto a partir de uma carcaça – de diversas espécies animais.

Com o acompanhamento dos médicos veterinários e docentes da Ages, Tácito Damasceno e Marisa Modesto, e da zootecnista e docente Mayara Miranda, os alunos foram divididos em seis grupos e começaram as atividades em agosto. A culminância dos trabalhos aconteceu na segunda-feira (04), com a apresentação dos esqueletos de cavalo, gato, galinha, coelho, cabra e ovelha.

Após a conclusão das tarefas, os esqueletos foram doados pelos alunos à faculdade e serão utilizados em estudos e atividades voltadas aos alunos de escolas públicas e privadas, a exemplo da Feira de Profissões.

“O trabalho foi muito enriquecedor. Mesmo estando no primeiro ano do curso de Medicina Veterinária estamos aprendendo na prática a osteologia animal, que abarca o estudo da ossos, cartilagens e ligamentos de animais. As orientações dos professores envolvidos foram de grande ajuda, mas poder realizar isso manualmente, viver essa experiência, aprender na metodologia ativa é, para nós alunos, sem dúvida, o grande diferencial’, ressalta Ana Vitória Leal, aluna do 2º semestre de Medicina Veterinária.

De acordo com o professor Tácito Damasceno, a ação possibilita aos estudantes, por meio de atividades educacionais supervisionadas, colocar em prática o conteúdo visto na Unidade Curricular Sistema Nervoso e Aparelho Locomotor dos Animais. “Isso permite que os estudantes aprimorem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ainda, abram horizontes e novas perspectivas profissionais”, pontua.

Sobre a Ages  
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.   

Sobre a Ânima Educação  
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.   

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.   



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem