Realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Jacobina



Jacobina testemunhou um marco importante em sua vida cultural com a realização da IV Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na última sexta-feira, 29 de setembro, no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (COMUJA). O evento foi realizado pela Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, sendo um espaço de diálogo entre poder público e sociedade civil para discussão e construção coletiva das políticas culturais do nosso município.

A Conferência Municipal, está inserida no contexto da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia e da IV Conferência Nacional de Cultura. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. O evento também elegeu os delegados municipais que representarão Jacobina na IV Conferência Estadual de Cultura, agendada para ocorrer entre os dias 06 e 08 de dezembro, na cidade de Feira de Santana, promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (SECULTBA). Além disso, a IV Conferência Municipal faz parte da IV Conferência Nacional de Cultura, prevista para acontecer entre 04 a 08 de março de 2024.

Na Bahia, as Conferências de Cultura são divididas em várias etapas, incluindo municipais e intermunicipais (até 30 de outubro), territoriais (de 01 de novembro a 24 de novembro) e diálogos setoriais (de 01 de novembro a 06 de dezembro), e tem os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1- Marcos legais e Sistema Municipal de Cultura.
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social.
Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória.
Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural.
Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade.
Eixo 6 – Direito às artes e às linguagens digitais.

A IV Conferência Municipal de Cultura, reuniu 140 participantes, incluindo conselheiros de cultura e autoridades do governo municipal. Foram eleitos 7 delegados para a Conferência Territorial: 2 do poder público e 5 da sociedade civil. O delegado mais votado da Sociedade Civil, garantiu vaga para a Conferência Estadual.

“Depois de 10 anos sem o município promover discussões no âmbito da Cultura, a atual gestão buscou realizar os diagnósticos necessários para o setor, culminando neste momento importante, com a IV Conferência Municipal. Estou muito feliz e com expectativas positivas com os resultados do evento”, destacou Inaiara Lima, Diretora Municipal de Cultura.

Como Palestrantes e mediadores dos eixos temáticos, estiveram presentes no evento: Sandro Magalhães, Professor e Gestor Cultural, que já foi Superintendente de Desenvolvimento da Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), Cláudia Vasconcelos, Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Coordenadora do Projeto Arribar o Céu, foi também Superintendente na SECULT-BA, Nadjane Estrela, Diretora de Territorialização da Cultura na SECULT-BA, Jel Lemos, Representante Territorial de Cultura – SECULT-BA, Tainã Milena, Historiadora e especialista em Arqueologia e Patrimônio e Nauvinha Aguiar, Atriz, arte educadora, que exerceu a função de Representante Territorial de Cultura da SECULT-BA, além de ter sido Secretária de Cultura de Senhor do Bonfim (BA).

A apresentação cultural esteve sob a batuta do Maestro do Programa Arte de Tocar, Professor de Música e Musicoterapeuta, Jal Nunes, da Escola de Música SOM E ARTE, acompanhado de sua aluna, Maria Luiza.

A IV Conferência Municipal de Cultura de Jacobina – BA, semeou ideias e planos audaciosos para o futuro da cultura local. As conferências desempenham um papel fundamental na retomada da democracia, proporcionando um momento crucial de interação entre o poder público e a sociedade civil. Durante o evento, que representou uma oportunidade importante para a comunidade, foram discutidas e formuladas propostas que moldarão as políticas culturais do município.

Prefeitura de Jacobina, trabalha pra sua vida melhorar!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem