De maneira pioneira no estado, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promove o curso de Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública para guarda municipais. Sessenta agentes de 23 cidades baianas, além da capital, iniciaram a capacitação nesta segunda-feira (11), no auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência (Coi), que contou com a presença do subsecretário, Marcel de Oliveira.
Ao longo do dia, os profissionais participaram de palestras sobre Gerenciamento de Crise, Sistema Único de Segurança Pública, Videomonitoramento e a Importância da utilização da força dentro da legalidade e de maneira proporcional e o uso de instrumentos de menor poder ofensivo.
Para o subsecretário, Marcel de Oliveira, a integração de conhecimentos e operações entre profissionais que atuam na segurança, permite novas experiências a partir de diferentes vivências. “Esse é o primeiro curso, mas a ideia é avançar, para que guardas de outros municípios tenham acesso às nossas técnicas e assuntos abordados”, completou.
Cronograma
As 40 horas de ensinos práticos e teóricos serão ministrados por profissionais dasSuperintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e Integrada da Atividade Policial (Siap), de Inteligência (SI), de Prevenção à Violência (Sprev), Telecomunicações (Stelecom), Corregedoria Geral, das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar, as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e pela Guarda Municipal de Salvador.
Nesta terça-feira (12), serão discutidas a Atividade de Inteligência de Segurança Pública, o Policiamento Comunitário Escolar, além de uma visita nas estruturas do Centro de Operações e Inteligência.
Fotos: Jeferson Silva/SSPBA |
Prevenções primária, secundária e terciária, primeira resposta a roubo a bancos, Protocolo de Atendimento a Mulheres vítimas de violência, Princípios do atendimento às mulheres em situação de violência, Enfrentamento à violência contra grupos em vulnerabilidade social serão tratados no dia 3.
Já no dia 4, os módulos estudados serão a Cadeia de Custódia – local de crime, Cadeia de custódia – vestígios e embalagens, Trânsito nos municípios, Policiamento – Meio Ambiente e Abordagens.
Para finalizar, no dia 5 de outubro, os alunos terão oficinas de Segurança Contra Incêndio e Primeiros Socorros, além da atuação integrada de Segurança Pública.
Texto: Poliana Lima
Imagens: Jeferson Silva
Fonte: Celio Notícias
Tags
Bahia