Câmara Municipal debate ações governamentais em Jacobina nas áreas de Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura

Vereadores demonstram preocupação com segurança e saúde em distrito turístico

A sessão realizada na manhã desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Jacobina (BA), foi marcada por mais um debate acalorado entre as bancadas, como semanalmente acontece, revelando que os vereadores estão em sintonia com os anseios da população e dedicados a colaborar, no âmbito de suas competências, para que o município possa vencer as dificuldades e garantir serviços de qualidade a todos os cidadãos.

Com relação ao Plano Municipal de Turismo (PMT), matéria que está tramitando no Legislativo, o vereador Carlos de Deus apresentou duas emendas ao projeto original, de iniciativa do Poder Executivo. A primeira propõe tornar obrigatória a permanência de um numero minimo de guardas municipais no principal destino turístico do município, o distrito de Itaitu. A segunda pretende fixar o horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade, nos sábados, domingos e feriados, das 8h à meia-noite.

Aproveitando a oportunidade, o vereador também reforçou a sugestão, feita anteriormente à presidência da Casa, de promover uma reunião entre as partes envolvidas no fornecimento do transporte escolar do município, para que todos pudessem discutir melhorias e juntos equacionar os problemas sem prejuízo da classe estudantil.

O presidente da Câmara Municipal, Clodoaldo Moreira Dias, elogiou a inciativa do vereador Carlos de Deus em propor as emendas ao PMT, o que demonstra, segundo afirmou, preocupação com a segurança pública e a saúde da população de Itaitu e também dos visitantes.

"Quando eu soube das emendas pelo vereador, lhe disse logo que estava de acordo. Hoje, temos a Guarda Municipal presente com três guardas e uma viatura rodando as comunidades de Itaitu, Cachoeira Grande e Itapeipu. Eu concordo com V. Excia., porque os prefeitos passam. De repente, chega um que queira tirar os guardas para colocar em outro lugar. Essa emenda é uma forma de garantir que isso não aconteça", reforçou Clodoaldo.

Quanto à questão de funcionamento da UBS, objeto da segunda emenda, o presidente informou que a este respeito também protocolou junto à Prefeitura um requerimento para fixar um plantão médico na comunidade. Como resposta, ouviu do prefeito que a demanda seria atendida, contudo sem previsão de data para ser efetivada.

Clodoaldo Moreira acatou a proposta de reunião para debater o transporte escolar e marcou para o próximo dia 19 o encontro entre as partes e uma comissão de vereadores com o intuito de intermediar possíveis encaminhamentos e soluções.

Investimentos - O vereador Rone do Junco lembrou em seu pronunciamento a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município, na tarde do último sábado, dia 9. Nas palavras do líder do prefeito Tiago Dias, o Governo do Estado demonstrou que tem compromisso com Jacobina ao entregar investimentos importantes nas áreas da infra-estrutura, recursos hídricos, educação e saúde, jamais vistos na história do município.

Rone ironizou as críticas dos opositores e os desafiou a também apresentarem projetos que contribuam para o fortalecimento e engrandecimento de Jacobina. Segundo ele, não é possível ficar apenas apontando negatividades e desestimulando a sociedade a acreditar nas soluções.

"Nesta Casa tinha um tema doloroso, temeroso, que vocês batiam, com razão, que era a questão da saúde. Juntos, fizemos acontecer, todos nós, o coletivo. Com a sociedade civil contribuindo, a Câmara e a Prefeitura também participando do projeto. Não se pode vender somente terra arrasada, outras gestões também viveram dificuldades", apontou.

Demandas - O vereador destacou, ainda, os investimentos feitos pelo Governo do Estado no Colégio Deocleciano Barbosa de Castro e as obras nas rodovias do município. Rone do Junco fez questão de frisar também algumas melhorias feitas pela gestão municipal na área da educação, a exemplo do piso salarial do professor e a distribuição de notebooks.

"Vamos resolver também as demandas da educação porque esse é o nosso papel. Tragam solução, atirar pedra é muito fácil. Eu fui oposição nesta Casa, mas nunca atirei pedras por vaidade",

De acordo com o líder governista, a atual gestão municipal tem resolvido os problemas por etapa com a ajuda do governo estadual. Na sua visão, assim ocorre com a saúde e da mesma maneira será nos demais setores de interesse público.

"É inegável dizer que tiveram investimentos importantes em Jacobina. Políticos veteranos em Jacobina não trouxeram o que nós já implantamos. Somente para citar um exemplo, são R$ 34 milhões em pavimentação asfáltica entre Itaitu, Itapeipu e Cachoeira Grande, projeto que também tem a participação da gestão municipal", finalizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem