Foto: Reprodução/TV Bahia |
Uma criança identificada como Theo Caldas Santos, de apenas 2 anos, está internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ingerir soda cáustica no sítio da família em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Jasson Soares, o pai da criança, informou que a menino engoliu o produto porque teria pensado ser leite em pó. As informações são do g1.
Theo está hospitalizado há cerca de um mês e precisa ser transferido para outra unidade de saúde, onde seria possível realizar exames específicos e continuar o tratamento. A ingestão de soda cáustica pode ocasionar lesão no esôfago, o que gera uma série de complicações de saúde.
De acordo com os familiares, no dia 19 de julho, a mãe de Theo usou a soda cáustica para desentupir o vaso sanitário e havia colocado o produto em um móvel da casa para guardar posteriormente. No entanto, a criança viu o produto e ingeriu.
Theo foi encaminhado para um hospital de Eunápolis, onde recebeu os primeiros socorros, mas no dia seguinte foi transferido para o HGE, onde segue internado. Ele estava se alimentando por meio de sonda gástrica, mas, por causa de uma complicação, o aparelho precisou ser retirado.
Ainda segundo os familiares, Theo precisa realizar o Estudo Constratado do Estômago Esôfago Duodeno (Ereed) e a dilatação esofágica, porque a queimadura causada pelo produto teria fechado o esôfago e os exames só podem ser realizados em outra unidade de saúde.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que há uma solicitação registrada no Sistema da Central Estadual de Regulação e que os médicos regulares estão em busca de uma unidade que atenda as necessidades da criança.
Fonte: Varela Net
Tags
Interior Da Bahia