O repórter Felipe Marques e o cinegrafista Luiz de Jesus do Programa Rota da Notícia estiveram falando com o Dr Cledson Sady, novo diretor do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Jacobina.
Segundo o Dr Cledson, há em média 8 mil pessoas cadastradas no Caps, porém, nem todos possuem transtornos mentais severos persistentes. Pacientes efetivos são atendidos e média 280 pessoas no Caps II e 200 no Caps AD (Álcool e drogas).
Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.
Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.
Fonte: Augusto Urgente!