SESC SENAC fazem manifestação nacional nesta terça contra cortes do Governo Federal orçamento do Sistema S

Na Bahia cortes podem causar redução na distribuição de alimentos, atendimentos clínicos e até, queda nas matrículas em educação básica e até fechamento de unidades,

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizam atos públicos simultâneos em vários estados da Federação nesta terça-feira, 16/5, em defesa das duas instituições. O evento chamado de 'Dia S' reunirá colaboradores do Sistema Comércio, usuários, alunos e professores e terá início às 16h.

O objetivo principal dos atos é chamar a atenção para o impacto negativo e a insatisfação do Sistema Fecomércio em relação aos cortes de verbas provenientes de um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que prevê a retirada de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur para a promoção do Brasil como destino turístico.

A redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras e mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos.

Em alguns estados também estão programadas passeatas. Além disso, segundo a Fecomércio, durante a manifestação, também serão coletadas assinaturas para um abaixo-assinado contra o desvio de 5% dos recursos do Sesc e do Senac para a Embratur. O abaixo-assinado já conta com 500 mil adesões e está disponível no site: https://cnc.portaldocomercio.org.br/sousescsenac.

Na Bahia já ocorreu uma manifestação na última sexta-feira, e voltará a acontecer hoje em Salvador, com concentrarão no Largo do Pelourinho

Segundo a Fecomércio Bahia, o corte de orçamento do Projeto de Lei que tramita no Congresso representa somente para o Sesc Bahia, a retirada de R$ 1,4 milhões aplicados em atendimentos gratuitos, o que causará a redução de 48,2 mil quilos de alimentos distribuídos pelo programa Mesa Brasil, subtração de 42 exames clínicos, queda de 304 matrículas em educação básica, redução de 604 atendimentos em atividades físicas e recreativas, corte de 40 apresentações culturais, fechamento de uma unidade, corte de 105 postos de trabalho e encerramento de atividades em, pelo menos, um município baiano.

A redação do BA tentou contato com alguns colaboradores do Sesc de Jacobina para saber se haverá alguma descontinuidade da unidade local neste dia de manifestação nacional mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Fonte: Bahia Acontece

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA