Desistências sobem na comparação com as eleições de 2018 e motivos incluem morte de candidato na Bahia/Antonio Augusto / Ascom / TSE Redação BNews |
As desistências de candidaturas nas eleições deste ano totalizam 25,3% de todos aqueles considerados aptos para a disputa do voto popular no país. Isso representa 799 nomes que deixaram de participar das Eleições 2022, resultado que ultrapassa os 770 desistentes de 2018. Entre os motivos que contribuíram para a marca, está a morte de um candidato na Bahia.
O empresário Ilson Baiano (Solidariedade-BA) morreu de causas naturais não declaradas, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulga também os números relacionados com as desistências.
No caso em questão, o partido teve até 10 dias corridos para apresentar um substituto. Desde o começo do período de campanha, três candidatos às eleições morreram. O aposentado Adair Ferreira de Souza (Patriota-RO), que teve um ataque cardíaco, e o advogado Antonio Weck (PSC-RS), que morreu em acidente de trânsito na BR-116, completam a lista.
Neste ano, há um recorde de pedidos de registro de candidatura em eleições gerais, que bateu 29.163. Do total, a Justiça Eleitoral já deferiu ao menos 24.440. O prazo para o julgamento de todos os pedidos pelo órgão encerra nesta segunda-feira (12).
Fonte: BNews
Tags
Eleições 2022