Jacobina: Alunos do Colégio Deocleciano Barbosa de Castro participam de torneio de xadrez em Salvador

Na manhã do sábado, 06/08, alunos do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro viajaram para Salvador, junto à delegação com estudantes de outras unidades de ensino de Jacobina (incluindo Wevellyn e Bianca destaques da matéria de cima), onde participaram dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). O evento aconteceu no Gran Hotel Stella Maris. Lá ficaram hospedados atletas de modalidades diversas, entre elas o xadrez, que este ano contou com a presença de quatro novos enxadristas (xadrezistas) com idades entre 15 e 17 anos, do colégio estadual jacobinense: Wesley Amorin, 15 anos, 1º Ano, e primeiro contato com o xadrez há três meses, através do projeto Instituto Nacional de Esporte, Educação e Cultura (Ineec), formando professores e alunos. “Eu não sabia o que era xadrez, conheci aqui no colégio com o professor João Paulo. Logo gostei muito e pretendo desenvolver, buscar novos parceiros e disputar outros campeonatos”, disse ele. Outro destaque é Artur Silva, também 15 anos e 1º Ano, contou que conhecia o básico desde os 10 anos e que a chegada do xadrez à escola foi uma alegria. “Eu fiquei feliz quando vi que a gente teria xadrez aqui no colégio, já na primeira aula, pude ver que o respeito e a concentração são fundamentais para nossa evolução”. Para o aluno Kaique Alves, outro de 15 anos e 2º Ano, novato no mundo do xadrez, ele vem causando boas impressões. “O interessante é que logo nas primeiras aulas, eu achava que não iria aprender, mas, decidi ouvir os conselhos do professor JP de que não devemos desistir nunca”. A outra integrante do grupo do xadrez no JEB é uma aluna, Carol Leão, 17 anos e 3º Ano. Ela disse já ter experiência com o xadrez, mas parabenizou a chegada do jogo aqui no colégio. “Na minha infância, eu jogava com meu avô e com meu pai, quando morei em Barreiras, participei de um torneio sub-15, onde fui sem acompanhante, fui com a cara e a coragem”. Carol também destacou o empenho do professor JP, o carinho da Pró Jailma, incentivadora e acompanhante do projeto e o mestre Luciano Magrinho, voluntário que colaborou para evolução dos colegas. “Eu ficaria horas falando o nome de colegas destaques aqui do Deocleciano, tenho certeza que todos levarão o xadrez para vida”.

Ação de participação e integração de estudantes da educação básica da Bahia, em uma experiência fomentadora de valores, como respeito à diversidade e cooperação, bem como socializadora da diversidade cultural, advinda dos territórios de identidade do Estado da Bahia”, este é o objetivo principal do JEB. Evento esportivo promovido pela Secretaria de Educação do Estado e pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb). 

Com o tema “Esporte educacional como estratégia de inclusão e busca ativa na Bahia”, o JEB envolveu em todas as suas etapas mais de 160 mil estudantes em diferentes modalidades esportivas. Para o professor João Paulo Barbosa, coordenador do projeto Xeque Mate Educacional em Jacobina, o xadrez é fundamental para o aprendizado do aluno. “O jogo do xadrez tem um papel fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo e físico do aluno, engana-se quem pensa que só na sala de aula há aprendizado, nós precisamos sair, conhecer novos ares e ter experiências novas. 

O projeto Xeque-mate Educacional do Ineec em apenas três meses já mudou a rotina de mais de 130 alunos, contemplados com a prática enxadrística. Parabéns ao corpo discente e docente do Deocleciano. E esta semana já iniciamos no Comuja. Novos enxadristas estão por vir e esta é a transformação real na educação”.

Fonte: Jornal Ponto Com




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem