‘Desafio de Chefs’ foi destaque da abertura do Festival Gastronômico em Jacobina


Mais de 4 mil pessoas passaram pela Praça Rio Branco, na cidade de Jacobina, Centro-Norte baiano, na abertura do 1º Festival Gastronômico Delícias de Jacobina – ‘Um prato cheio de emoções para contar’, nos dias 29, 30 e 31 de julho.

Iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e das Diretorias de Cultura e do Turismo, a abertura do evento foi marcada pela realização de ‘Cozinha Show’, ‘Desafio de Chefs’ e ‘Cozinha Show Kids’. O festival segue até o dia 14 de agosto (confira ao final da matéria os estabelecimentos participantes).

As ações contaram com a presença do chef de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Marcus Amaral, demonstrações de pratos inéditos, com ingredientes locais/regionais, e degustação daqueles que prestigiaram o evento.

Ponto alto do fim de semana, o ‘Desafio de Chefs’ foi aberto aos chefs dos 27 estabelecimentos participantes do festival. Um sorteio definiu as participações: Sílvia Regina Cordeiro Rocha, chef do Rancho Catarinense Kilo, e Daniel Cabral, chef do Wine House Bar & Restaurante.

Amanda Teixeira, gestora do festival, explica que “o intuito do desafio é instigar os chefs e o público a pensarem novas possibilidades de receitas, com insumos da região”.

Realizado em parceria com o Senac, durante o desafio os chefs foram orientados pelo chef Marcus Amaral, além de receberem insumos opcionais para a receita (feijão tropeiro, banana da terra, quiabo, temperos, dentre outras) e dois itens obrigatórios (carne de fumeiro e licuri).

Silvia Regina e Daniel Cabral tiveram uma hora para preparar o prato e escolheram fazer um baião de dois. Em uma explosão de sabor e cheiro, os pratos receberam muitos elogios. A mesma escolha teve resultados diferentes: um clássico e outro contemporâneo. Os jurados votaram e o resultado veio com o empate.

“O desafio foi cozinhar com ingredientes obrigatórios e acesso limitado a insumos e utensílios. Soma-se a isso o fato de tudo ser ao vivo, em praça pública e com pessoas assistindo. Ao final, o público presente foi o vencedor, já que teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre gastronomia”, ressaltou Amanda Teixeira.

Para o chef Marcus Amaral, foi um momento também de aprender com os chefs locais a importância de seus insumos aplicados às receitas. “Pude notar dois representantes de grande talento, com a cozinha afetiva de um lado e a cozinha contemporânea do outro. Ambos apresentaram pratos deliciosos com muita técnica e amor. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Amaral.

Cozinhas Show
Na sexta-feira (29), a abertura do evento foi marcada pela realização de uma “Cozinha Show”, que contou com a presença do chef de cozinha do Senac e com demonstrações de pratos com ingredientes locais e degustação.

Já no domingo (31), o festival garantiu um momento de aprendizado para as crianças, com a realização de uma “Cozinha Show Kids”. Patrocinado pela Faculdade Ages, o projeto teve a participação dos alunos do curso de Nutrição da Ages, do 2º ao 8º período, que elaboraram uma oficina de doces, com a produção de brigadeiro a partir da biomassa da banana.

Para o diretor de Turismo de Jacobina, Tulio Simões, o festival é uma forma de valorizar a culinária local. Ele acredita que gastronomia pode desenvolver um modelo de negócio para a cidade. “A valorização do setor é uma forma de reconhecer as raízes culturais de nossa comunidade. E é notório o potencial de Jacobina para desenvolver um novo produto turístico e cultural através da gastronomia local”.

O evento conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Patronal da Região de Jacobina (Sindpat), Senac, Sesc Câmara de Mulheres Empresárias (CME), Projeto Empreender, Pede.ai e Adinor, e patrocínio da TEN, Ages e Bohemia.

Mais informações sobre o festival podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação, por meio do telefone (74) 3621-4342, ou ainda no perfil oficial do evento: @deliciasdejacobina.

Estabelecimentos participantes
Bar e Restaurante do Vital, Boteco Bom Demais Jacobina, Boteco da Lika, Coffee da Chapada, Deck Steakhouse, Degust, Delly Pães, Dimari Confeitaria, Dona Mocinha, Donnazana, Edi do Açai, Gula Burguer, Jacombina, Kitanda do Quilombo, Lanchonete do Curuca, Mr. Shake (Centro), Mr. Shake (Missão), Mundo das Delícias Montenegro, O Cuscuz, Point da Pamonha, Restaurante BR da Praça, Restaurante Kilomania, Restaurante Ponto Certo, Restaurante Rancho Catarinense Kilo, Subway Jacobina, Wine House Bar e Restaurante e Ykedin.

SERVIÇO
Festival Gastronômico Delícias de Jacobina
Data: 29 de julho a 14 de agosto
Local: estabelecimentos participantes
Informações: @deliciasdejacobina ou (74) 3621-4342.

Por Tamara Leal
Crédito da imagem: @yangfilmes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem