Solidariedade da Sorte

O PT da Bahia aprovou em convenção estadual, neste sábado (30), a escolha de Jerônimo Rodrigues, do partido como candidato ao governo do Estado. No evento, foi também confirmado o nome do presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) como candidato a vice e a candidatura à reeleição do senador Otto Alencar (PSD).

A oficialização do nome de Jerônimo Rodrigues foi realizada no Parque de Exposições de Salvador. Essa é terceira oficialização de candidatura ao governo da Bahia dentro do período para realização das convenções partidárias, conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Formado em engenharia agronômica, Jerônimo é gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele tem 57 anos e nasceu em Aiquara, na região da Chapada Diamantina. O ex-secretário de educação do estado vai disputar uma eleição pela primeira vez.

Jerônimo chegou ao Parque de Exposições, que fica na Avenida Paralela, ao lado de Otto Alencar e partidários de metrô, repetindo o que o fez Rui Costa em 2018, quando era candidato à reeleição.

"Vivemos um momento muito difícil nesse país. O desemprego e a fome permeiam cada ponto desse país e não se pode fazer nada quando as pessoas passam fome. Temos que fazer uma agenda intensa no combate à fome e pela geração de emprego. O estado vem fazendo isso e eu vou ampliar ainda mais esses investimentos, com construção de escolas, de hospitais. Existem municípios que essas obras do estado geram muita renda. Eu pisarei firme nisso combinado com Lula", disse Jerônimo.

Candidato do PT, Jerônimo vai contar com uma coligação que tem, ao menos, oito partidos: PT, PSD, MBD, PSB, PC do B, PV, Avante e Patriota.

No evento deste sábado, o candidato a vice Geraldo Júnior também discursou. Vereador de quarto mandato, Geraldo Júnior é advogado e presidente da Câmara de Salvador. Integrava a base de apoio do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, até o final de março, quando seu partido, o MDB rompeu com os integrantes do União Brasil e reeditou a dobradinha com o PT no estado. Em 2006, o MDB também indicou o vice, Edmundo Pereira, na chapa vitoriosa naquele ano, então liderada por Jaques Wagner.

"Nós estamos vendo um governo que transforma a vida das pessoas, que cuida da educação, da saúde, das estradas. Nossa intenção, tanto de Jerônimo, como de Geraldo, ao lado dos nossos senadores é continuar tocando a vida dos cidadãos baianos. Com obras estruturantes eu pude dimensionar. Tive a noção clara do que é obra e do que é maquiagem e isso eu vou mostrar aqui na capital nos próximos dois meses", afirmou Geraldo.

A convenção petista também oficializou no evento deste sábado a candidatura à reeleição do senador Otto Alencar. Eleito em 2014, ele tenta um novo mandato. Médico ortopedista, Otto tem 74 anos. Foi deputado estadual, vice-governador e governador da Bahia. No Senado, foi titular da Comissão de Assuntos Econômicos, de Meio Ambiente, de Segurança Pública e integrou a CPI da Covid-19.

Propostas

Rodrigues tem afirmado que, se eleito, pretende trabalhar ao do candidato à presidência Lula sobre projetos de infraestrutura para o estado. “Tenho conversado com Lula sobre três projetos: A ponte Salvador x Itaparica, a Ferrovia Oeste-Leste e o estaleiro em Maragojipe. Lula já informou que vai retomar o PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, para garantir os investimentos. Iremos dialogar com Lula sobre esses investimentos para concluirmos esses projetos, porque é uma pauta muito importante e de grande desejo dos baianos”

O candidato também defende o fortalecimento de políticas voltadas para agricultura familiar no estado. “Diferente do que faz hoje o governo Bolsonaro, com cortes nos créditos para a agricultura familiar, vamos ajudar ainda mais esses agricultores, responsáveis por 77% dos alimentos que chegam na mesa dos baianos. A Agricultura Familiar é fundamental para a Bahia e vamos aumentar os recursos já destinados, a partir de janeiro de 2023”, diz Jerônimo.

Criticas a adversários

O principal adversário na eleição deste ano, ACM Neto (União), foi alvo do petista. "Fez uma gestão 'pastel de vento' em Salvador. A prioridade dele sempre foi cuidar da própria imagem, e não cuidar das pessoas. Não conseguiu transformar a cidade, nem a vida das pessoas", disse Jerônimo.

Alianças

A candidatura do PT tem oficialmente o apoio do PSD, MBD, PSB, PC do B, PV, Avante e Patriota. Os senadores da Bahia, Jaques Wagner e Angelo Coronel também participaram do evento deste sábado.

A chapa petista ainda tem destacado o apoio de prefeitos que não integram a base de apoio oficial. Após o rompimento de uma aliança que durou quase 14 anos, entre 2009 e 2022, a candidatura do PT tem mirado prefeitos do antigo aliado PP, que agora apoia a chapa liderada pelo União Brasil.

Prefeitos do PP das cidades de Caravelas, Vereda, Ibirapuã, Cabaceiras do Paraguaçu, Cícero Dantas, Jeremoabo, Novo Triunfo, Pilão Arcado, Itapebi e Ipiaú, por exemplo, já declararam apoio ao candidato do PT.

Trajetória política

Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo é considerado homem de confiança do governador Rui Costa. Ele foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019; e da Educação, de 2019 até deixar o cargo em março para disputar a eleição.

Ele foi escolhido pelo PT em decisão da Executiva Estadual do partido, após o senador Jaques Wagner anunciar a desistência em disputar a eleição. Antes de Jerônimo ser oficializado, o nome do senador Otto Alencar também foi apontado como possível concorrente ao governo, mas ele também recusou a disputa e se manteve na corrida eleitoral para o senado.

Jerônimo também trabalhou no governo federal durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele foi secretário nacional do Desenvolvimento Territorial. Em 2018, ele foi coordenador geral da campanha à reeleição de Rui Costa. Essa será a primeira vez que ele disputa uma eleição.

Fonte: G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

CAMARA DE JACOBINA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA