Empreendedores de Jacobina participam de capacitações preparatórias para Festival Gastronômico


Empreendedores dos 27 estabelecimentos que estarão presentes no Festival Gastronômico Delícias de Jacobina – Um prato cheio de emoções para contar, que acontecerá de 29 de julho a 14 de agosto, em Jacobina, Centro-Norte baiano, participaram de uma série de capacitações preparatórias ao evento.

Realizado em formato indoor, o festival é uma iniciativa do Sebrae, Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e da Diretoria de Turismo. O evento promete movimentar e fortalecer o setor gastronômico da cidade com o estímulo à visitação aos espaços.

Para isso, empreendedores e equipes dos estabelecimentos (veja lista abaixo), participaram de oficinas ofertadas pelo Sebrae, Prefeitura e entidades parceiras com o objetivo de aprimorar a entrega gastronômica na cidade.

No dia 12 de julho, aconteceram as oficinas Experiência do Cliente e Delivery de Excelência, com Lica Argolo e Gilmara Neder, respectivamente. A ação ocorreu no auditório do Centro Esporte e Artes Unificadas (CEU).

Para Amanda Teixeira, gestora do Festival Gastronômico, as ações que antecedem o festival são de grande valia para os empresários, que têm ao alcance novas técnicas e conhecimento, desenvolvendo ainda mais as equipes dos estabelecimentos participantes.

Nos dias 20 e 21 de junho, foi a vez da oficina ‘Decoração de Pratos: A Arte do Empratamento Gastronômico’, com o chef de cozinha Euzimar Reis. Além de enfatizar a importância da qualidade dos alimentos, a capacitação orientou sobre a escolha da louça e a importância de uma boa apresentação dos pratos.

“Quando se faz uma degustação de pratos, todo o repertório de sentidos é ativado, é um arsenal de memórias que pode ser ativado, e o prazer de apreciar esses alimentos fica mais intenso. Isso foi o grande ‘boom’ da oficina, de poder apresentar essas técnicas”, ressaltou Péricles Ferreira, coordenador da oficina.

Ele ainda falou da valorização e estímulo ao uso de ingredientes regionais. “Cada prato pode conter um ingrediente típico da culinária regional, como o óleo de licuri, produtos lácteos, mandioca e carnes típicas, dentre outros, ou usar a história e os atrativos turísticos como inspiração”, pontuou.

O Festival Gastronômico Delícias de Jacobina conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato Patronal da Região de Jacobina (Sindpat), Senac, Sesc Câmara de Mulheres Empresárias (CME), Projeto Empreender, Pede.ai e Adinor, e patrocínio da TEN, Faculdade Ages e Bohemia.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Sebrae em Jacobina, localizado na Rua J. J. Seabra, nº 69, bairro da Estação, por meio do telefone (74) 3621-4342, ou ainda no perfil oficial do evento: @deliciasdejacobina.

Estabelecimentos participantes
Bar e Restaurante do Vital, Boteco Bom Demais Jacobina, Boteco da Lika, Coffee da Chapada, Deck Steakhouse, Degust, Delly Pães, Dimari Confeitaria, Dona Mocinha, Donnazana, Edi do Açai, Gula Burguer, Jacombina, Kitanda do Quilombo, Lanchonete do Curuca, Mr. Shake (Centro), Mr. Shake (Missão), Mundo das Delícias Montenegro, O Cuscuz, Point da Pamonha, Restaurante BR da Praça, Restaurante Kilomania, Restaurante Ponto Certo, Restaurante Rancho Catarinense Kilo, Subway Jacobina, Wine House Bar e Restaurante e Ykedin.

SERVIÇO
Festival Gastronômico Delícias de Jacobina
Data: 29 de julho a 14 de agosto
Local: estabelecimentos participantes
Informações: @deliciasdejacobina ou (74) 3621-4342
Ascom PMJ




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA