Solidariedade da Sorte


Fotos: Edição | BLOG DO ANDERSON


Em Macaúbas, no Centro Sul Baiano, um bezerro nasceu com duas cabeças e tem chamado muita atenção. Na manhã desta quinta-feira (21) o BLOG DO ANDERSON recebeu imagens do animal através de Elidan Oliveira Sousa, 36 anos. O filhote nasceu na segunda-feira (18), no Povoado Tapera do Peixe, Zona Rural Macaubense.


De acordo com o veterinário e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jefferson Filgueira Alcindo, a malformação ocorrida no animal é chamada de “dicefalia”. “Essa deficiência é de origem embriológica e ocorre pela duplicação das placas neurais que resulta em duas cristas neurais, parcialmente ou totalmente duplicadas”, explicou. Segundo Jefferson, o gene da dicefalia é recessivo, ou seja, transmitido apenas na ausência de um gene dominante. Dessa forma, é possível que animais nasçam com essa malformação, mesmo que não sejam fruto de consanguinidade. “Mas a probabilidade aumenta quando há a consanguinidade.

 

Pois há uma chance maior da união de dois genes recessivos com mutação no genótipo do animal”. Jefferson explica, também, que casos como esse podem ocorrer por fatores ambientes, como o uso de certos vermífugos, ingestão de plantas tóxicas, algumas deficiências minerais e alguns vírus, como o da diarreia viral bovina.

Fonte: Blog do Anderson

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

PI 39456 MOYA

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA