Ataque russo no centro da Ucrânia mata 23, incluindo três crianças, dizem autoridades

Prédio destruído após ataque militar em Vinnytsia, na Ucrânia Foto: State Emergency Service of Ukraine/Reuters

Três mísseis russos foram disparados contra edifícios em Vinnytsia, no centro da Ucrânia, segundo relatos de autoridades ucranianas nesta quinta-feira (14). Pelo menos 23 pessoas, incluindo três crianças, foram mortas nos ataques aéreos, de acordo com Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente da Ucrânia.

Vinnytsia não foi o local de nenhum ataque russo anterior desde a invasão ao território ucraniano.

O ataque foi realizado com mísseis de cruzeiro russos “Kalibr”, lançados de submarinos estacionados no Mar Negro, acrescentou Tymoshenko.

Dezenas de pessoas ainda estão desaparecidas, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia (SES).

Outras 64 pessoas, incluindo quatro crianças, foram hospitalizadas – 34 das quais estão em estado grave e cinco em estado crítico, disse a SES, acrescentando que a busca continua por 42 pessoas desaparecidas.

Segundo o chefe da Polícia Nacional da Ucrânia, Ihor Klymenko apenas seis dos corpos foram identificados até agora, e testes de DNA podem ser necessários para identificar outros. Mais de 50 prédios e mais de 40 carros foram danificados pelos ataques, acrescentou Klymenko.

“O inimigo continua a manter prontos 32 mísseis de cruzeiro do tipo ‘Kalibr’ em três navios e dois submarinos, e dois grandes navios de desembarque também estão presentes no Mar Negro”, disse o Comando Operacional Sul das Forças Armadas Ucranianas nesta segunda.

“Várias dezenas” de pessoas ficaram feridas e as operações de busca estão em andamento, acrescentou o Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia.

O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia disse que “90 socorristas, assim como treinadores de cães e psicólogos, estão trabalhando no local da terrível tragédia” em uma publicação no Facebook.

Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe da Presidência da Ucrânia, chamou o ataque de “outro crime dos ocupantes em nossa cidade pacífica” no Telegram.

O chefe da polícia em Vinnytsia, Igor Klymenko, disse que os “mísseis foram direcionados a um prédio com escritórios”. Prédios residenciais próximos também foram danificados, acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, condenou os ataques aéreos no Twitter.

“Enquanto a Conferência de Responsabilidade em Haia está em andamento, a Rússia comete outro crime de guerra. Pelo menos uma criança morta, entre outras vítimas de um ataque com mísseis em Vinnytsia”, escreveu Kuleba.

“Vamos julgar os criminosos de guerra russos por cada gota de sangue e lágrimas ucranianas”.


Fonte: CNN Brasil





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem