Neguinho da Beija-Flor é alvo de comentário racista na Jovem Pan: "Na escuridão você só vê a gengiva"


(Fotos: Reprodução/Divulgação)

O sambista Neguinho da Beija-Flor foi vítima de um comentário racista nesta terça-feira (28) durante o programa Morning Show, da Jovem Pan News. A fala foi dita pela comentarista Zoe Martinez enquanto defendia Nelson Piquet, que chamou Lewis Hamilton de "neguinho".

"Então o Neguinho da Beija-Flor também é, né, racista? E olha que ele é negro, negro, que na escuridão a gente só vê a gengiva", disse a comentarista. "Eu assisti ao vídeo e não vi nada de mais. Ele não falou 'neguinho' para atacar, para diminuir. Claro que não, foi uma conversa informal. Quantos 'neguinhos' gostam de ser chamados de 'neguinhos', com carinho? Qual é o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala, da forma que o Piquet colocou, é porque o racismo está nele", completou.

Em um comunicado nesta quarta-feira (29), a Beija-Flor de Nilópolis criticou a fala de Zoe e defendeu o sambista. "Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e programa de rádio", diz o texto.

Segundo a escola de samba, os internautas utilizaram erroneamente o nome de Neguinho da Beija-Flor para tentar amenizar a declaração do ex-piloto brasileiro. "As frases de Zoe Martínez revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia", continua o comunicado.

"Ninguém tem licença para falar por Neguinho da Beija-Flor. Para presumir ou ironizar sua postura diante da intolerância. Para sugerir que ele tenha sido condescendente ao assumir uma identidade que resignifica um modo preconceituoso de falar. Para embasar essa falsa percepção a partir da aparência do cantor", enfatizou a nota.

Veja o comunicado na íntegra:
Fonte: Correio

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA