Vereadores do Cidadania têm mandatos cassados em cidade baiana por causa de candidaturas fantasmas de mulheres


Legislação eleitoral exige que 30% das nominatas tenham nomes femininos concorrendo aos cargos / Fotos: Divulgação Vinícius Dias

Dois vereadores da cidade de Coração de Maria, no interior da Bahia, tiveram seus mandatos cassados pela justiça eleitoral após colocarem candidaturas femininas fantasmas dentro das nominatas das suas chapas. Davilson da Silva Miranda e João Rios de Oliveira, ambos do Cidadania, tiveram seus mandatos cassados, assim como todo os seus suplentes.

O juiz eleitoral Tardelli Boaventura ainda decidiu anular todos os votos recebidos pelo partido nas eleições de 2020 e redistribuir baseado no coeficiente eleitoral. Dilson Miranda e João Rios foram os dois vereadores eleitos mais bem votados na cidade, que tem 11 edis ao todo. Eles tiveram, respectivamente, 673 e 622 votos na cidade, que tem população estimada em 22.391 pessoas.

As candidaturas fantasmas eram assinadas com os nomes de Caroline Santos Araújo e Josilda Lopes da Silva, que foram condenadas à inegibilidade por 8 anos, contando a partir do pleito de 2020.

"As candidatas CAROLINE SANTOS ARAÚJO e JOSILDA LOPES DA SILVA, indicadas claramente para preencher a cota de 30% das candidaturas do sexo feminino, não prestaram contas dos recursos de campanha (ao que tudo indica, não receberam nem 1 real do partido), não confeccionaram 1 santinho, 1 adesivo, não fizeram 1 postagem de suas candidaturas nas redes sociais, ninguém as viu participando de campanhas. E o mais escandaloso: não tiveram um voto sequer, nem mesmo o delas!", exclamou o juiz ao justificar a decisão.

Durante a defesa, as duas candidatas fantasmas alegaram que, por instabilidade jurídica e social no partido, não tinham confirmação de suas candidaturas, o que, aliado à pandemia de COVID-19, acabaram não prosseguindo na campanha.

Fonte: BNews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA