Jacobina Mineração / Yamana Gold realiza teste de sirenes de emergência com apoio das comunidades e instituições governamentais

A Jacobina Mineração / Yamana Gold realizou hoje (20) o teste das sirenes de emergência instaladas no município de Jacobina. A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração – PAEBM e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do sistema, com a medição dos decibéis emitidos pela sirene, bem como o cumprimento da legislação vigente.

A sirene de emergência possui uma voz de comando que explica o motivo do acionamento, no caso, se é uma emergência real ou se trata-se de um teste. Hoje foram feitas duas sessões de monitoramento e, em cada uma, a sirene foi acionada três vezes. As sirenes foram projetadas para que as comunidades que estão até 11 quilômetros da barragem possam escutar o sinal e evacuar suas casas, esta área é chamada de Zona de Autossalvamento. Cerca de 70 colaboradores da Jacobina Mineração participaram do teste. Algumas equipes foram distribuídas nos pontos de encontro para receber eventuais moradores desavisados das comunidades do entorno.

"A partir desses testes podemos identificar a eficiência da sirene como também oportunidade de melhoria. Fizemos uma série de reuniões nas comunidades ao longo das últimas duas semanas e o teste ocorreu dentro do planejado e com retornos muito positivos de todos", informou Edvaldo Amaral, Gerente Geral da Jacobina Mineração. O gerente explicou ainda que o próximo passo será avaliar os resultados dos monitoramentos para a preparação para o simulado de barragem que deve ocorrer no segundo semestre.

Também participaram do teste de sirenes a Defesa Civil de Jacobina, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Jacobina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

GOVBA

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA