Ministério autoriza Backer a voltar a produzir cerveja em BH


Foto: Divulgação/Cervejaria Backer

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a Cervejaria Três Lobos, responsável pela marca Backer, a retomar a produção em seu parque industrial, em Belo Horizonte (MG). Além da Backer, a empresa é produtora das cervejas Capitão Senra, Tommy Gun e Medieval.

“O processo de reabertura contou com o acompanhamento das autoridades e órgãos competentes e observou todos os critérios legais e técnicos”, disse, em nota, a cervejaria nesta sexta-feira (8).

A produção da cervejaria foi proibida em 2020 após as mortes de dezenas de pessoas por contaminação. Elas consumiram cervejas Backer que continham dietilenoglicol, composto usado no processo de refrigeração do produto. A empresa alegou um vazamento no tanque que teria provocado a contaminação da bebida. Outras pessoas tiveram sequelas graves depois que tomaram a cerveja, como perda da audição, dos rins e da visão.

Onze pessoas da empresa foram indiciadas por lesão, homicídio e contaminação de alimentos. O julgamento dos acusados será no próximo mês, na capital mineira.

O Mapa confirma que a Cervejaria Backer foi autorizada a retomar a produção e comercialização de cerveja na fábrica. “Essa liberação foi concedida de forma parcial para duas adegas no parque industrial da empresa”, informa, em nota, a pasta.

“O Mapa esclarece que a empresa atendeu às exigências feitas para garantir a segurança dos produtos, referentes às condições dos tanques de fermentação e equipamentos que serão utilizados neste retorno. A cervejaria ainda substituiu em seu processo o fluido refrigerante por solução hidroalcoólica – solução que contém água e álcool”, esclarece a pasta.

Segundo o Mapa, o processo de produção de cerveja no parque fabril vem ocorrendo desde novembro de 2021, após vistoria executada por auditores fiscais federais agropecuários.

Fonte: Bahia. Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA