Solidariedade da Sorte


Devido às chuvas dos últimos meses sobretudo no Alto São Francisco e às condições de operação da cascata de reservatórios do Velho Chico, o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA), no rio São Francisco atingiu 100% de seu volume útil nesta sexta-feira, 1º de abril. Essa é a primeira vez, desde 17 de maio de 2009, que o maior reservatório do Nordeste registra seu armazenamento máximo.

Devido à melhora das condições em Sobradinho, a barragem da usina está liberando atualmente cerca de 3 mil metros cúbicos por segundo. Desde janeiro deste ano, devido à necessidade de controle de cheias na bacia, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), que opera a usina, vinha liberando uma vazão de 4.000m³/s. Para recuperar o nível do reservatório de Itaparica (BA/PE), que fica a jusante (abaixo) de Sobradinho, houve a redução da vazão liberada para 3.000m³/s.

Tal medida também busca preservar um armazenamento de água seguro em todos os reservatórios da bacia do São Francisco para atender às necessidades de usos múltiplos de recursos hídricos e de geração de energia durante o período seco na região, que vai de maio a novembro.

Desde janeiro, os reservatórios do Sistema Hídrico do São Francisco estão em regime de cheia, atuando com regras específicas para seu controle. A operação é executada pela CHESF e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A ANA vem promovendo, ao longo desse período, reuniões com os operadores, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), defesas civis dos estados e municípios envolvidos na operação da hidrelétrica de Sobradinho. O objetivo dessa ação é compartilhar as melhores informações e perspectivas de aumento ou recuo dos níveis do rio São Francisco, permitindo a preparação para tais variações.
Fonte: Teixeira News

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

MOYA PI 37581

Alicell Atacadista

AUGUSTO URGENTE- JACOBINA BAHIA